“O dinheiro nunca fez o homem feliz, nem o fará; não há nada em sua natureza para produzir felicidade. Quanto mais se tem, mais se quer.” – Benjamin Franklin

Quando você atinge uma certa idade, começa a perceber a importância do dinheiro. Embora seja verdade que “o dinheiro não pode comprar felicidade”, pelo menos fornece alguma segurança. Ser pobre nunca é algo que se busca alcançar. Muitas pessoas que se tornam extremamente ricas cresceram em famílias pobres, o que fortalece sua determinação de nunca mais reviver a experiência.

Não há nada de errado em ter dinheiro, por si só. Muitas pessoas abastadas se dedicaram aplicadamente ao trabalho para alcançar o sucesso necessário para acumular riqueza. É a priorização de acumular dinheiro a todo o custo que é o problema. É nessa busca incansável que muitas pessoas percebem que o dinheiro não é, e nunca será, a resposta para o que faz uma pessoa feliz.

Se você precisar de mais provas, procure Hollywood, Califórnia. Quantos atores, atrizes, cantores e artistas nós vimos se destruir completamente por causa de drogas, álcool, depressão e outros vícios?

Robin Williams, um dos melhores atores e comediantes de todos os tempos, cometeu suicídio – atribuído à depressão e ao vício em drogas. Williams era extremamente rico e bem-sucedido, mas a riqueza não foi suficiente para poupar o grande artista de sua vida.

Claramente, o dinheiro não pode comprar a felicidade. O que mais o dinheiro não pode comprar?

AQUI ESTÃO 10 COISAS QUE O DINHEIRO NÃO PODE COMPRAR:

  1. AMOR

O dinheiro pode comprar luxúria, atração e poder… mas não pode comprar amor. Isso ocorre porque o amor é algo íntimo; algo sincero; algo misterioso. Dinheiro não é nada disso.

O dinheiro é simplesmente um método de troca – nem mais nem menos. É usado para pagar por um produto ou serviço; sua conveniência, conforto e luxo – nenhum dos quais representa o que os seres humanos realmente precisam.

Muitos de nós descobrimos esta lição da maneira mais difícil. Acumulamos mais, apenas para nos sentirmos mais vazios. Isso ocorre porque somos criados em uma cultura que fascina a riqueza; o que, com efeito, leva a conceitos errôneos e crenças falsas.

  1. VERDADE

O dinheiro pode comprar influência, mas as verdades são as mais influentes de todas. Muitas vezes, o dinheiro é gasto para promover crenças ou uma agenda e pode até ser gasto para criar pesquisas tendenciosas para reforçar uma opinião. E, muitas vezes, é o dinheiro que se ganha… a curto prazo.

No final, não importa quanto dinheiro seja gasto para sufocar ou distorcer a verdade, ela sempre será revelada no final.

  1. TEMPO

Cada minuto que passa é o tempo que você nunca mais voltará; você está um minuto mais perto de morrer. Isso pode ser mórbido ou deprimente, mas é verdadeiro. Nossa vida começa a desaparecer a partir do momento em que nascemos.

Apesar de todos os avanços científicos e médicos, não existe uma maneira prática de prolongar significativamente a vida. Os extremamente ricos gastaram inúmeras quantias de dinheiro na vã tentativa de prolongar suas vidas apenas para descobrir que morrem na mesma idade que todos os outros.

Nenhuma quantia de dinheiro será capaz de voltar os relógios. Devemos simplesmente aproveitar a vida, momento a momento, enquanto a experimentamos ao máximo.

  1. PAZ

Cuidar de seus pensamentos é a única coisa que trará a você a verdadeira paz. Um aspecto disso é aceitar quando coisas ruins acontecem e transformá-la em uma experiência positiva.

Veja as inúmeras quantias de dinheiro que governos e indivíduos gastaram em nome da “paz”. Essas vastas somas nunca foram capazes de se aproximar do que definiríamos como “pacífico”.

Mais importante, sua paz interior não depende da seção “saldo” do seu extrato bancário. É assim que você treina sua mente, define expectativas e define o que a paz interior realmente significa para você.

  1. TALENTO

Os dons e habilidades que você possui em sua mente e corpo são inestimáveis. Embora o dinheiro possa certamente ajudar a desenvolver um talento, ele nunca poderá comprar um talento ou habilidade.

Além do talento inato, há a capacidade de aprender uma habilidade; isso nunca poderá ser comprado com qualquer quantia de dinheiro. Os processos mentais e a destreza da mente e do corpo nunca serão compráveis​​… eles são incalculáveis.

  1. SAÚDE

Embora certamente seja verdade que o dinheiro pode adquirir cuidados de saúde e remédios, ele não pode substituir a saúde natural depois que ela acabar. Ao mesmo tempo, atividades como exercício, medicina preventiva e autocuidado natural custam pouco ou nada.

É quase deprimente ver celebridades gastando quantias ultrajantes de dinheiro na vã tentativa de manter sua “beleza natural”. Primeiro, o envelhecimento é uma beleza natural; enrugar é beleza natural; cabelos grisalhos são belezas naturais. Por outro lado, procedimentos cirúrgicos que implantam plástico e outras substâncias medicinais no corpo? Isso não é de nada natural.

  1. MANEIRAS / CLASSE

Pessoas rudes existem em todo o espectro de renda. Como tratar alguém de uma maneira respeitosa obviamente não vem do dinheiro. Pode-se argumentar que há esnobes mais ricos e com mais direitos do que os de meios modestos.

O dinheiro pode realmente colocá-lo em uma “classe superior”, mas certamente não o torna elegante.

  1. VERDADEIROS AMIGOS

Possuir dinheiro pode certamente atrair amigos, mas isso não garante uma verdadeira amizade. A maioria dos amigos verdadeiros se amam… e o que discutimos sobre dinheiro e amor? O mesmo conceito se aplica aqui.

Amizades verdadeiras e duradouras são as que estão lá durante o ‘boom’ e ainda estão lá durante a ‘queda’. Dinheiro e posses não importam para amigos verdadeiros… sua pessoa importa.

  1. CONHECIMENTO

As informações que você acumula, os elementos do seu intelecto e os modos como você exibe sabedoria nunca podem ser comprados. Você já se perguntou por que algumas das pessoas mais ricas parecem agir de maneira desajeitada e estúpida? Isso ocorre porque o dinheiro ou outra coisa influenciou seus processos de pensamento.

Algumas pessoas ricas declararam como o dinheiro as faz se sentir ‘invencíveis’ e, como resultado, tomaram algumas decisões realmente ruins. Portanto, não é apenas a aquisição desse conhecimento que o torna imensurável, é a aplicação prática desse conhecimento… nenhum dos quais o dinheiro pode comprar.

  1. PRESENÇA E ACEITAÇÃO

Talvez o mais importante seja a presença e a aceitação – a capacidade de estar presente com atenção e aceitar, sem julgamento, toda e qualquer situação. Este tremendo presente para mudar a vida não está disponível para compra; somente para aqueles que buscam entender e aplicar os conceitos.

A capacidade de estar presente, enquanto aceitamos cada momento enquanto navegamos na vida, é um presente valioso… mais valioso do que qualquer quantia de dinheiro. Afinal, se praticamos presença e aceitação ao longo da vida, qual é a necessidade de dinheiro?

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: Dmitry Schemelev em Unsplash

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS