Geralmente, antes de consumir frutas e vegetais, lavamos somente em água corrente. Este sistema simples de higiene pode eliminar apenas parcialmente os resíduos de pesticidas. No entanto, existem outras possibilidades de tentar remover quaisquer produtos químicos que possam estar presentes nos alimentos.

Infelizmente, atualmente quase nenhum alimento está 100% livre de agrotóxicos, até mesmo os produtos orgânicos podem conter alguns vestígios se por exemplo houve um problema de contaminação com campos próximos cultivados de forma tradicional.

Lavar as frutas e vegetais que compramos é importante, em primeiro lugar, para eliminar os resíduos do solo e quaisquer outras sujidades e contaminantes, mas também para reduzir a exposição aos pesticidas.

Existem muitos tipos de pesticidas, não apenas o agora conhecido glifosato, mas também, por exemplo, cloropirifos e muitos outros.

Nos últimos anos, vários estudos científicos vincularam a exposição a pesticidas a um risco aumentado de várias doenças. Muitos dos casos mais graves têm como protagonistas os trabalhadores agrícolas, obrigados a usar essas substâncias com frequência no campo.

O melhor conselho para evitar a exposição a pesticidas é, obviamente, comprar frutas e vegetais orgânicos. E isso é especialmente importante para alguns tipos de frutas e vegetais, que são mais propensos a serem contaminados com pesticidas, conforme demonstrado por várias análises e pesquisas.

Mas qual é a melhor maneira de eliminar os pesticidas?

Cientistas da Connecticut Agricultural Experiment Station descobriram que lavar com água corrente reduziu a quantidade de resíduos de pesticidas em 9 dos 12 pesticidas testados. No entanto, a mesma pesquisa descobriu que produtos comerciais para lavar frutas e vegetais não são mais eficazes do que água pura.

Mas outras soluções provaram ser mais eficazes do que a água. Isso inclui água salgada, água e vinagre ou água e bicarbonato de sódio.

Água salgada e vinagre

A água salgada é uma das maneiras mais simples e baratas de remover alguns pesticidas. Em um estudo publicado na Food Control, os pesquisadores lavaram vegetais por 20 minutos em vinagre, uma solução de água salgada ou água pura para remover os resíduos de quatro pesticidas comuns: clorpirifós, DDT, cipermetrina e clorotalonil.

O experimento descobriu que uma solução de água salgada a 10% era a mais eficiente e muito mais eficaz do que lavar com água pura.

O vinagre foi igualmente eficaz, mas tem a desvantagem de deixar cheiro ou sabor indesejável, o que o torna uma solução não ideal para a lavagem diária de frutas e vegetais. É também uma substância poluente, que não deve ir parar aos esgotos.

Água e bicarbonato de sódio

Esta é provavelmente a melhor maneira de lavar frutas e vegetais, pelo menos de acordo com um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry que comparou a eficácia da água pura, uma solução de alvejante Clorox e uma solução de bicarbonato de sódio e água.

A solução de bicarbonato de sódio foi considerada a mais eficaz na remoção de resíduos de pesticidas na superfície e sob a casca das maçãs.

Entre outras coisas, era uma solução em que a porcentagem de bicarbonato de sódio era relativamente baixa: uma mistura de cerca de 28 gramas de bicarbonato com cerca de 3 litros de água. E demorou 12 a 15 minutos de imersão para remover completamente os pesticidas.

Nos estudos mencionados acima, os pesquisadores limparam os produtos por muito mais tempo do que a maioria de nós faria em um dia normal. Mas isso não deve nos impedir de colocar seus métodos em prática, embora os readequando um pouco quando necessário.

Como lavar os vegetais

A maioria das pessoas nunca lavaria vegetais por mais de alguns minutos, mas ainda podemos aproveitar as descobertas e valorizá-los quando precisarmos lavá-los. Reduzir o tempo de imersão na solução provavelmente reduzirá um pouco a eficácia, mas ainda assim garantiremos uma boa lavagem de frutas e vegetais.

Esta é uma maneira rápida e fácil de lavar vegetais usando bicarbonato de sódio:

Para vegetais de folhas verdes

Encha uma centrifugadora de salada com vegetais e água. Adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio e misture bem. Deixe os vegetais de molho por 2 minutos (ou mais, se possível), enxágue, seque e depois enxágue e seque novamente.

Se você não tiver um centrifugador de salada, pode colocar os vegetais, água e bicarbonato de sódio em um recipiente, deixar de molho, escorrer em uma peneira, enxaguar e depois secar as folhas com um pano de prato ou papel toalha.

Para outros vegetais

Encha uma tigela grande com água e, em seguida, adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio e, por fim, os vegetais. Deixe de molho por 2 minutos ou mais, depois esfregue com uma escova de alimentos e enxágue.

Como lavar frutas

Frutas de casca lisa, como maçãs, pêras e nectarinas, podem ser lavadas em uma solução de bicarbonato de sódio da mesma forma que os vegetais, enquanto que para morangos ou frutas vermelhas, eles podem ser enxaguados em água fria. Uma peneira e, em seguida, seque delicadamente com um pano de prato limpo ou papel toalha antes de comer.

Não lave frutas vermelhas recém-adquiridas para armazená-las, pois desta forma a umidade aumenta a microflora e o mofo e, portanto, a deterioração é acelerada. Por isso, é melhor lavá-los exclusivamente antes de comê-los.

Por GreenMe

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: Karlyukav no Freepik

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS