Será que uma maquiagem muda o que uma pessoa pensa sobre você? De acordo com um estudo realizado pela Abertay University em Dundee, Escócia, as mulheres que usam muita maquiagem têm menor probabilidade de serem consideradas inteligentes ou ter capacidade de liderança e que as mulheres que usam maquiagem leve ou um rosto natural são vistas como “melhores líderes” e também como “mais atraentes e inteligentes”.

Foi apenas uma pesquisa, por isso, se você se sente mais linda e feliz usando maquiagem, não deixe de usar!

Para o estudo, produzido pela Divisão de Psicologia da Abertay e publicado na revista Perception, participantes foram convidados a ver uma série de imagens de uma mesma mulher de cara limpa e com uso de maquiagem, aplicada para uma “noite social”.

Para o estudo, um programa de computador manipulou as imagens, onde os rostos e a quantidade de maquiagem foram modificadas.

Cada participante julgou dezesseis pares de rostos, avaliando as imagens e percepção dos rostos indicando em qual situação as mulheres aparentavam ser mais inteligentes e o quão melhor líder seria o rosto escolhido comparado ao outro.

Na investigação descobriu-se que tanto homens quanto mulheres avaliaram as mulheres de forma mais negativa se na imagem ela estava usando muita maquiagem, mostrando que a maquiagem não torna a mulher mais atraente fisicamente ou aparenta ter mais capacidade intelectual.

No entanto, aquelas que estavam com 50 por cento de composição, com uma maquiagem mais leve, foram consideradas as melhores líderes. Além disso, o Dr. Watkins revelou que:

“Esta pesquisa segue trabalhos anteriores nesta área, sugerindo que usar maquiagem melhora a aparência dominante de uma mulher. Embora as descobertas acima sugiram que estamos inclinados a mostrar alguma deferência por uma mulher com um rosto atraente, nossa nova pesquisa sugere que a maquiagem não aumenta o domínio de uma mulher, beneficiando a maneira como avaliamos um papel de liderança. Este trabalho é um bom exemplo da pesquisa diversa e interessante que está sendo realizada na Divisão de Psicologia da Universidade.”

É claro que usar mais, menos ou nenhuma maquiagem não determina ou altera a inteligência e a capacidade de uma mulher.

A intenção da pesquisa não foi promover julgamento de valor, mas demonstrar o que as pessoas, em média, podem dizer ou pensar sobre as primeiras impressões sobre outras pessoas.

Usar maquiagem é uma escolha pessoal que não a torna mais ou menos inteligente, mas sim mais feliz!

Imagem de Capa: Austin Wade no Unsplash 

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS