Homens e mulheres sempre acham que precisam dormir mais que o outro e acabam por considerar que afinal é o próprio quem dorme menos.

Geralmente as mulheres tem os dias muito mais cansativos por ser sobrecarregada de tarefas, ter de dar conta de trabalhar, da organização das rotinas domésticas e ainda cuidar de uma criança no meio da noite.

Mas será que as mulheres precisam de mais tempo de sono que os homens?

Por obra do principal especialista em sono da Grã-Bretanha e publicação no Daily Mail, esse argumento finalmente foi esclarecido. De fato, as mulheres precisam de 20 minutos a mais de sono que os homens. E isso realmente se deve ao cérebro ocupado e multitarefa que toda mulher possui.

“Uma das principais funções do sono é permitir que o cérebro se recupere e se conserte”, diz o professor Jim Horne, diretor do Centro de Pesquisa do Sono da Universidade de Loughborough e autor do estudo e livro Sleepfaring: Uma Viagem Pela Ciência do Sono.

Durante o sono profundo, o cérebro “se desliga” e entra no modo de recuperação. Quanto mais você usa o cérebro ao decorrer do seu dia, mais ele necessita dessa recuperação e, consequentemente, mais sono você precisa.

As mulheres tendem a realizar diversas tarefas e ao mesmo tempo e, portanto, acabam por usar muito mais o cérebro do que os homens. Por isso, as mulheres precisam de dormir 20 minutos a mais do que os homens.

O cérebro de uma mulhere também é mais complexo e é conectado de maneira diferente dos homens e, dessa forma, tem necessidade de sono um pouco maior. Horne acredita ainda que por existirem as diferentes necessidades de tempo de sono podem explicar por que o cérebro de um homem envelhece mais rápido que o de uma mulher.

A média de sono que um adulto precisa é de 6 a 8 horas por noite, mas cada indivíduo pode ter sua necessidade, sentindo-se bem em dormir apenas 6 horas ou necessitar de mais. O importante mesmo é perceber se consegue dormir o tempo suficiente para acordar bem e passar o dia todo com boa disposição.

Mas agora as mulheres tem razões mais que suficientes para dormir mais 20 minutinhos depois que o despertador tocar!

Imagem de Capa: Dominic Sansotta no Unsplash

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS