As comunidades indígenas se preocupam e fazem o que podem para proteger a Floresta Amazônica. As matas sofrem diversos tipos de ameaças que vai além do desmatamento, da exploração mineira e a exploração ilegal da florestal. Pois devido a essa invasão, toneladas de materiais plásticos são introduzidos nas zonas mais remotas da Amazonia.

É a consequência do contato direto entre as populações e a sociedade de alto consumo industrial (garrafas, sacos e embalagens plásticas, latas de alumínio, etc) e infelizmente as políticas de reciclagem são muito mais raras nas regiões rurais da floresta.

Benki Pyako, chefe espiritual da tribo Ashaninka (Amazônia Peruana e Brasileira) e ativista dos Direitos Humanos, defende a convivência pacifica entre o homem e o meio ambiente.

Devido ao excesso de lixos plásticos nas regiões florestais, Benki e Marcelo Valladão criaram um eco-mercado solidário, o “TrocTroc”, localizado na vila de Marechal Thaumaturgo, no estado do Acre, no Brasil, e tem o apoio da Fundação House of Indians.

img 20180729 wa0021 orig scaled - Mercado ecológico na Floresta Amazônica troca materiais recicláveis por alimentos
População levando materiais recicláveis ao “TrocTroc” – Imagem House of Indians

O príncipio do “TrocTroc” é muito simples: permitir aos clientes comprar alimentos, ou ter descontos, em troca de embalagens plásticas e latas de aluminínio, que serão destinadas à reciclagem.

A ideia é de reforçar a economia indígena e favorecer uma agricultura sustentável, garantindo às comunidades locais meios para permanecerem em suas terras e ao mesmo tempo proteger a floresta.

img 20180729 wa0030 orig scaled - Mercado ecológico na Floresta Amazônica troca materiais recicláveis por alimentos
Imagem House of Indians

O projeto tem como objetivo desenvolver a consciência sobre o valor ecológico e econômico da reciclagem e beneficiar a população. O “TrocTroc” é o primeiro mercado deste tipo.

É também um projeto piloto que servirá como modelo para outros centros na região e como inspiração para as mais diversas empresas.

Se você quiser fazer doações e acompanhar o desenvolvimento do projeto da Fundação House of Indians acesse a página no Facebook ou o site www.houseofindians.org.

Imagem de Capa: Facebook

OUTRAS LEITURAS


Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS