Para as crianças com transtornos do espectro autista (TEA) existem algumas dificuldades em enfrentar situações sociais, como os primeiros dias de escola, eventos ou comemorações em que há muitas pessoas, entre outras coisas.

Em um vídeo, que viralizou recentemente, é mostrado um caso como esse com Mateo, um menino que está no espectro autista e que se sentiu um pouco inseguro em uma das atividades de um aniversário em que estava com muitos amigos da escola que frequenta.

Segundo uma publicação feita no Instagram pela mãe de Mateo, Karla Rangel, “ele estava compartilhando e seguindo as instruções das líderes de torcida da festa. Quando o instrutor pede para ir até a parede azul, Mateo fica preso na avalanche de crianças e não sabe o que fazer.”

menino preferiu perder jogo e levou melhor amigo com autismo pela mao quando nao sabia o que fazer - Menino preferiu perder jogo e levou melhor amigo com autismo pela mão quando não sabia o que fazer
Reprodução

Nas imagens podemos ver que nesse momento Mateo começa a olhar em volta e andar sem saber muito bem o que deve fazer. Enquanto isso, as outras crianças correm e alcançam a parede azul antes dele.

menino preferiu perder jogo e levou melhor amigo com autismo pela mao quando nao sabia o que fazer 2 - Menino preferiu perder jogo e levou melhor amigo com autismo pela mão quando não sabia o que fazer
Reprodução

Mas o menino, felizmente, contou com a presença de seu melhor amigo naquele aniversário que o guiou lentamente até onde estavam as outras crianças.

“León (seu melhor amigo) o segura para não derrubá-lo, esperou e depois o levou pela mão. León não se importou em perder o prêmio, para ele era indiferente chegar primeiro. A única coisa que o preocupava era que seu amiguinho Mateo se machucasse.”, contou a mãe.

menino preferiu perder jogo e levou melhor amigo com autismo pela mao quando nao sabia o que fazer 3 - Menino preferiu perder jogo e levou melhor amigo com autismo pela mão quando não sabia o que fazer
Reprodução
menino preferiu perder jogo e levou melhor amigo com autismo pela mao quando nao sabia o que fazer 4 - Menino preferiu perder jogo e levou melhor amigo com autismo pela mão quando não sabia o que fazer
Reprodução

Em sua publicação Karla acrescentou que as crianças que la estávam convivem há 2 anos na mesma escola que o filho, então já entendem sobre o transtorno.

“Mateo está na mesma escola há 2 anos contínuos, essas crianças o viram avançar, também o viram chorar ou ter crises. Todos aprenderam com ele que o autismo existe, que a pessoa presa nele quer ser aceita, amada, compreendida e valorizada. Essas crianças não sabem sobre bullying ou maldade, estão aprendendo sobre amor, inclusão, aceitação e tolerância.”, escreveu Karla.

“León me deu uma grande lição de vida, todos nascemos amando, o ódio se aprende ao longo do caminho.”, completou.

Vejo o vídeo publicado por Karla Rangel no Instagram, a seguir:

Imagem de Capa: Reprodução

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?