Um novíssimo estudo realizado na Índia demonstrou que a prática constante da meditação pode ajudar na concentração e memória em pessoas idosas que sofrem de patologias degenerativas da mente, como Alzheimer e comprometimento cognitivo leve.

Ambas são doenças degenerativas associadas ao avanço da idade e são condições em que a memória se deteriora progressivamente, mas a pessoa permanece com funções físicas independentes.

 

De acordo com o estudo, a prática frequente de meditação seria uma ajuda valiosa para melhorar a atenção, concentração, a consciência e a saúde mental dos praticantes mais idosos, com efeitos benéficos em pacientes com comprometimento cognitivo e Alzheimer em termos de memória, habilidades de linguagem e percepção do espaço.

O estudo indiano foi dividido em duas fases. Na primeira fase o objetivo foi de explorar as correlações neurais ativadas pela meditação e investigar através de biomarcadores de imagem as possíveis melhorias na ativação das regiões do cérebro em quem pratica meditação há anos e em pessoas que são saudáveis, mas não habituadas com a prática.

Na segunda fase foi observado as mudanças no desempenho cognitivo dos pacientes antes e após o tratamento com técnicas de meditação.
Foi aplicado uma hora de exercícios de treinamento de memória e habilidades cognitivas por dia e avaliado as respostas dos pacientes ao final de uma semana de treinamento.

 

Em comparação com pacientes da mesma idade e com os mesmos problemas de saúde que não praticaram a meditação, os que realizaram o programa de meditação mostraram uma melhora na capacidade de concentração, uma resposta mais eficaz ao stress e aos estímulos ambientais.

Os resultados da segunda fase sugerem que a consciência derivada da meditação pode ativar conexões neurais relativas à atenção, comportamento, capacidade de reação e adaptação ao meio ambiente, auxiliando fortemente no tratamento contra essas condições de saúde.

Além de trazer bem-estar e é de graça! Sensacional!

Imagem de Capa: Freepik 

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?