Em nosso mundo acelerado de hoje, homens e mulheres precisam assumir mais responsabilidades e estresse. Adicione crianças à mistura, e a vida pode ficar bem agitada, muito rapidamente.

Todos nós fazemos o nosso melhor, mas todas as pressões da vida podem ser esmagadoras. Além disso, as mulheres geralmente assumem a maior parte das responsabilidades de cuidar dos filhos, portanto, na maioria dos casos, elas já apresentam altos níveis de estresse.

As mulheres, casadas ou solteiras, têm que manter em ordem o trabalho, casa, relacionamento, elas próprios e possivelmente as crianças também.

Segundo a Associação Americana de Psicologia, as mulheres têm mais sintomas associados ao estresse, como fadiga, falta de energia e ansiedade. As mulheres também relatam ter mais emoções relacionadas ao estresse, como sentir que poderiam chorar ou ficar acordadas à noite toda devido a um excesso de pensamento.

A maioria das pessoas pensam que os filhos causam mais estresse na vida das pessoas do que o cônjuge, mas, de acordo com uma pesquisa da today.com, 46% das esposas dizem que seus maridos lhes causam mais estresse do que os filhos.

Abaixo, veremos as várias maneiras pelas quais os maridos podem causar estresse na vida de suas cônjuges. (A propósito, isso não é para odiar os maridos incríveis por aí! No entanto, talvez você possa afastar um ou dois indicadores deste artigo).

 

COMO OS MARIDOS CAUSAM ESTRESSE NAS MULHERES

1 – CUIDAR DO MARIDO PODE PARECER UM FILHO EXTRA

Os homens demoram mais que as mulheres para amadurecer. Esse fato pode significar que parece que a mulher deve cuidar de seu homem como se ele fosse outra criança da família. Isso adiciona muito estresse à esposa de um homem, se ela deve ser mãe do filho e do marido.

Entre atitudes despreocupadas sobre questões importantes para ficar acordado até tarde jogando videogame, em vez de ajudar em casa, os homens às vezes têm uma maneira de ficar sob a pele de uma mulher.

Na maioria das vezes, os pais se divertem com as crianças, mas as mães costumam fazer menos atividades divertidas, como lavar roupas e cozinhar. É claro que as mães fazem qualquer coisa por seus filhos, mas as responsabilidades adicionais podem cobrar seu preço.

Os papéis de gênero tornaram-se mais iguais nos últimos anos à medida que o estresse e as tarefas aumentam, mas estudos mostram que as mães ainda carregam o fardo das tarefas.

As mães prestam mais atenção à saúde, disciplina, horário de sono, educação e outros aspectos essenciais de suas vidas, que são cruciais para o desenvolvimento, seguindo mais as necessidades de seus filhos porque são cuidadoras naturais.

 

Embora as crianças pareçam favorecer mais os pais porque têm mais tempo de brincadeira com eles, as mulheres desempenham um papel igualmente importante na educação dos filhos.

COMO OS MARIDOS PODEM AJUDAR:

• Ofereça-se para fazer algumas tarefas durante a semana. Vá em algumas consultas médicas da criança, cozinhe jantares, lave roupas ou limpe a cozinha. Qualquer coisinha ajuda a aliviar o estresse da mãe.

• Certifique-se de conversar com sua esposa sobre maneiras de disciplinar os filhos. Ambos devem estar na mesma página quando se trata de definir regras e limites para seus filhos.

• Quando chegar em casa do trabalho, veja com o que sua esposa precisa de ajuda, em vez de se sentar no sofá e assistir TV. Sempre há tempo para isso à noite, mas sua esposa certamente apreciará uma ajuda nas tarefas domésticas.

2 – AS TAREFAS DOMÉSTICAS PODEM FICAR ESMAGADORAS

Um estudo descobriu que 20% das mães dizem que não ter ajuda suficiente em casa contribui para o estresse diário. As esposas atuam mais tempo em trabalhos domésticos, enquanto os homens passam mais tempo em lazer.

 

As mulheres geralmente precisam limpar, cozinhar, lavar roupas, pagar contas, cuidar do orçamento e outras tarefas que ajudam a manter a família à tona. Encarar tudo isso sozinha pode ser esmagador muito rapidamente.

No entanto, fazer tarefas em equipe promove o vínculo e pode até ser divertido se você tocar um pouco de música e falar sobre o seu dia à medida que avança nas tarefas.

COMO OS MARIDOS PODEM AJUDAR:

• Compartilhem responsabilidades domésticas ou, pelo menos, as realizem juntos.

• Diga a sua esposa que você aprecia o que ela faz pela família.

• Peça a seus pais ou avós que cuidem das crianças por uma ou duas noites, para que você e sua esposa possam ter um tempo de silêncio muito necessário, sem tarefas domésticas.

3 – COM O TEMPO AS MULHERES COSTUMAM SE SENTIR SOZINHAS E CANSADAS NA CRIAÇÃO DOS FILHOS

Se as mulheres trabalham em período integral e cuidam de seus filhos à noite, sem dúvida se sentirão tensas com o tempo. Atender às necessidades da criança, e cumprir todas as tarefas domésticas pode ser uma sobrecarga depois de um tempo.

 

Além disso, o homem pode trabalhar mais horas para que a mulher possa voltar para casa, mas a criação dos filhos por si só não é tarefa fácil. Além dos sentimentos de solidão, sentir-se forçado 24 horas do dia para realizar tudo pode se tornar avassalador.

E muitas vezes, as mulheres assumem que se sentem culpadas quando algo dá errado em sua vida familiar ou pessoal.

Provavelmente, isso ocorre porque as mulheres se sentem obrigadas a cuidar de suas famílias, pois são nutridoras naturais. A culpa pode levar a um estresse adicional , especialmente se algo acontecer com a criança quando o homem estiver no trabalho ou fazendo outras tarefas.

COMO OS MARIDOS PODEM AJUDAR:

• tente reduzir o horário de trabalho para ajudar mais em casa. Mesmo que isso signifique trabalhar em casa alguns dias por semana, isso pode ajudar bastante a mulher com as tarefas e responsabilidades.

• Dê à sua parceira um dia no spa e assuma a maternidade. Ela agradecerá por poder usar mais alguns dias de autocuidado!

• Ajude-a com decisões importantes, para que ela não se sinta culpada quando algo der errado. Trabalhar em equipe é sempre melhor do que fazer as coisas sozinho.

 

DICAS PARA REDUZIR O ESTRESSE:

1 – ENCONTRE SUPORTE SOCIAL

• Continue trabalhando em equipe com seu parceiro
• Tenha amigos que o elevem e o ajudem a mitigar o estresse
• Crie um sistema de apoio emocional
• Minimize o estresse social, deixando de seguir páginas de mídia prejudiciais e reduzindo ou eliminando pessoas tóxicas de sua vida

2 – CUIDE-SE

Embora seja essencial cuidar de seus filhos e família, você também precisa de cuidados. Aqui estão algumas dicas:

• Durma o suficiente
• Coma refeições equilibradas
• Tenha algum tempo sozinho dedicado a relaxar – coisas como meditação ou ioga

3 – CRIE EQUILÍBRIO EM SUA VIDA

Tente não programar atividades demais, e isso inclui também as atividades das crianças. Tenha um equilíbrio saudável entre trabalho, lazer, relações sociais, lazer e necessidades das crianças.

 

Diminua suas expectativas e demandas sobre si mesmo, para aproveitar melhor suas obrigações e responsabilidades.

4 – PROMOVA A SAÚDE MENTAL POSITIVA

Entrar no estado de espírito certo melhorará seus relacionamentos e sua saúde mental. Além disso, você apreciará mais seus filhos se estiver de bom humor e se sentindo positiva com relação à vida.

• Aproveite os bons tempos
• Lembre-se que os maus momentos são temporários
• Agradeça todos os dias pelo que recebeu
• Concentre-se no que seu cônjuge e filhos estão trazendo para sua vida, não no estresse que eles causam a você
• Saiba que seu casamento ou relacionamento mudará depois de ter filhos, e isso é normal. No entanto, não há razão para entrar em pânico ou pensar no divórcio como uma solução
• Tenha noites de encontro
• Faça coisas que fazem você rir
• Seja paciente com você e sua família
• Tenha encontros com outras mães e filhos
• Tire um tempo para si mesma

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE COMO OS MARIDOS PODEM ESTRESSAR AS ESPOSAS

Não estamos aqui para derrubar pais e maridos por aí. Sabemos que você trabalha duro e faz um ótimo trabalho em criar seus filhos e família.

Estamos aqui apenas para mostrar algumas maneiras de melhorarem os relacionamentos. Marido, simplesmente esteja lá para ajudar sua esposa com o que ela precisar.

 

Sabemos que não é tão divertido quanto brincar com as crianças, mas ajudar a cozinhar e limpar tirará uma montanha de estresse dos ombros de sua mulher.

Relacionamentos são trabalho em equipe, e você enfrentará muitas batalhas nesta vida. No entanto, quando você pode resolver problemas juntos, eles são muito menos assustadores a longo prazo.

Lembre-se de que sua esposa e filhos querem apenas passar um tempo com você e valorizar cada momento, e ajudar na casa permite mais tempo para que sejam feitas boas memórias.

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de  Capa: RyanMcGuire no Pixabay 

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS