Os sistemas de incentivo para que os consumidores devolvam as garrafas de plástico e outros materiais nos estabelecimentos comerciais está cada vez mais popular entre os países.

É um método prático para se reciclar materiais e em São Paulo e Cuiabá existe o Retorna Machine da empresa Triciclo, que funciona através de um programa de fidelidade. Você deve se cadastrar no site ou baixar o aplicativo do Retorma Machine, e depois é só buscar onde tem um ponto de reciclagem mais próximo de você.

Existem máquinas de depósitos de material reciclável instaladas em vários estabelecimentos comerciais como também em estações de metrô. Você poderá devolver as embalagens e trocar por pontos, no qual uma lata de alumínio vale 15 pontos, uma garrafa Pet 10 pontos. embalagem longa vida 5 pontos e vidro vale 5 pontos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

A Retorna Machine já está coletando latas e garrafas no Shopping @center3oficial na #avenidapaulista em São Paulo! Agora você pode trocar suas embalagens por benefícios oferecidos pelos estabelecimentos do shopping! A cada duas unidades depositadas, o usuário pode escolher entre 3 opções diferentes: – Compre 01 ingresso no cinema @playartebr (inteira) e ganhe outro – 30% de desconto no corte feminino no salão Lohan Coiffure – 10% de desconto na compra de uma refeição no restaurante Terra do Fogo A Retorna está num ponto estratégico do Shopping: logo após a entrada principal, antes da praça de alimentação. Comece a #reciclar e trocar seus benefícios exclusivos! #Center3recicla #RecicleParaoMundo #RetorneParaVocê #avpaulista

Uma publicação compartilhada por Triciclo Soluções Sustentáveis (@triciclo_retornamachine) em

Acumulando pontos, você pode trocá-los por benefícios oferecidos por empresas parceiras. Os pontos acumulados serão convertidos em valores que variam de uma empresa para outra. Transformando lixo em benefícios.

O objetivo desse sistema é de que essas embalagens sejam mesmo encaminhadas a reciclagem

Em Portugal, as máquinas de recolha de embalagens estarão disponíveis a partir de março em diversos supermercados do País. A devolução de embalagens de bebidas feitas de plástico serão recompensadas aos consumidores nos valores de dois cêntimos por embalagens de até 0,5 litros e cinco cêntimos por embalagens com capacidade maior do que 0,5 litros e menos do que dois litros.

A retribuição será feita via de talão de desconto em compras, descontos em lojas, atividades ou serviços, sorteios ou donativos a instituições de solidariedade social. Auchan, Pingo Doce, Intermarché e Continente são alguns dos supermercados que irão participar do projeto e terão as máquinas em alguns dos seus pontos comerciais.

O sistema de máquinas de recompensa, já foi implementado em diversos países do mundo, e se mostra extremamente bem-sucedido. A Suécia, Dinamarca, Noruega, China e Suíça são alguns dos países que já adotam o sistema de retorno de garrafas e latas há muitos anos.

O Reino Unido também adotou recentemente o sistema de compensação para a devolução de latas de alumínio e de garrafas PET e de vidro. Na Alemanha, existe desde 2003, e a taxa de reciclagem de garrafas plásticas chega a 99%. 

Já na Suécia, 99% do lixo residencial, ou seja, praticamente tudo o que a população gera de resíduos em suas casas, é reciclado. E o sistema de devolução de garrafas, que funciona desde 2006, recicla mais de 85% destes materiais.

Todos nós nos preocupamos com o nosso planeta. E a responsabilidade se faz compartilhada, entre os consumidores devolvendo as embalagens e as empresas fazendo a coleta para a reciclagem. Veja como funciona a logistica rerversa feito pelo Retorna Machine no Brasil:

Imagem de Capa: Instagram

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS