Um sorriso representa muito no rosto de uma pessoa. Quando conversamos com alguém, a boca é um dos lugares que mais notamos enquanto a pessoa fala ou ri. Para Danielle Watts, de 42 anos, sorrir hoje, não é mais a mesma coisa que há três anos atrás.

Danielle, que vive na Inglaterra, se viu obrigada a arrancar vários dos seus dentes pois ela não conseguia encontrar nenhum dentista do sistema público de saúde em sua área e não podia pagar por um tratamento particular. Agora, ela possui apenas um terço dos dentes, e diz que se sente insegura com a aparência e o jeito de falar.

Ela foi forçada a arrancar os dentes nos últimos três anos, pois não tinha condições financeiras de pagar um tratamento dentário privado, e disse que “não sorri mais” após o processo doloroso.

Ela disse à BBC: “Chega-se ao ponto em que os dentes ficam apenas parados na minha boca, sem nenhum apoio, que mesmo um simples aperto e eles vão sair. Não sorrio, perdi a confiança e tomo analgésicos diariamente.”

mae remove 11 dos proprios dentes porque nao tinha dinheiro para ir a um dentista particular 2 - Mãe remove 11 dos próprios dentes porque não tinha dinheiro para ir a um dentista particular
Reprodução/SWNS

Os dentes foram arrancados por Danielle e ela disse que ela não sorri mais depois de removê-los. Além disso, ela sente dificuldade de falar pela falta de seus dentes: “Estou paranoica sobre como pareço porque sei que minhas palavras não se formam mais corretamente.”

Ela disse que em todos os lugares que foi, não estavam atendendo pacientes do serviço nacional de saúde, mas se ofereceram para atender se fosse particular. “Eu não saberia de onde conseguir os fundos ou por onde começar a ir em particular.”, contou Danielle.

mae remove 11 dos proprios dentes porque nao tinha dinheiro para ir a um dentista particular - Mãe remove 11 dos próprios dentes porque não tinha dinheiro para ir a um dentista particular
Reprodução/SWNS

A odontologia é um dos serviços que National Health Service (NHS), sistema público de saúde do Reino Unido, onde os pacientes têm de pagar uma contribuição, mas é significativamente mais barato do que o tratamento privado.

A falta de dentes afeta não somente a parte estética do sorriso como influencia fortemente na fala e na nutrição, pois acarreta consumo inadequado de alimentos.

Imagem de Capa: Reprodução/SWNS

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?