Não é nenhum segredo que nossas vidas podem ser extremamente estressantes. Estamos constantemente correndo no trabalho, lidando com questões familiares e tentando aproveitar também algum tempo pessoal. Nós ao menos mencionamos dormir ?

Não deveria ser surpresa, então, que ansiedade e dores de cabeça podem se tornar uma ocorrência comum, para não mencionar que são um incômodo terrível.

Dores de cabeça e ansiedade são subprodutos de viver em um estado de estresse contínuo; quando sentimos que há 25 horas de coisas para fazer e miseráveis ​​24 horas para fazê-las.

Infelizmente, muitos de nós recorremos a outros métodos menos desejáveis ​​de seguir ao longo do dia. Vamos nos abastecer com uma xícara de café, fumar outro cigarro ou tomar outra taça de vinho. Embora esses hábitos possam fornecer uma liberação emocional temporária, eles não são uma solução saudável a longo prazo.

Uma solução mais sustentável e saudável torna-se uma necessidade para lidar com os efeitos colaterais do estresse. O óleo de lavanda é um óleo essencial muito poderoso, conhecido por suas notáveis ​​propriedades curativas. Contendo mais de 150 compostos ativos, o óleo de lavanda é um antidepressivo, antiinflamatório e sedativo eficaz.

Vários estudos relataram que o óleo essencial de lavanda pode ser benéfico em uma variedade de condições de saúde, incluindo insônia, alopecia (queda de cabelo), ansiedade, estresse e dor pós-operatório. A lavanda também está sendo estudada para propriedades antibacterianas e antivirais. – Centro Médico da Universidade de Maryland.

 

Em um estudo realizado na Universidade da Flórida , os pesquisadores descobriram que o óleo de lavanda foi eficaz na redução da ansiedade e na diminuição da pulsação.

Pacientes cirúrgicos submetidos à aromaterapia à base de lavanda relataram uma diminuição acentuada nos níveis de estresse antes do procedimento. Este estudo é uma prova das poderosas propriedades sedativas do óleo de lavanda.

Além disso, o óleo essencial de lavanda contém propriedades antidepressivas e tem demonstrado ajudar no sono. Esses são elementos muito importantes da lavanda que podem ajudar a evitar o estresse e seus incômodos efeitos colaterais.

Aqui estão alguns outros benefícios do óleo essencial de lavanda, conforme descoberto em estudos clínicos:

– A aromaterapia com lavanda aumenta a tolerância à dor em crianças e adultos.

– Alívio do humor deprimido e da ansiedade em pacientes do sexo feminino em tratamento dialítico.

– Resultados de testes para pacientes que mostram diminuição da ansiedade e aumento dos níveis de alerta após a administração olfativa de óleo de lavanda.

– Estado de humor melhorado e ambiente de trabalho mais saudável relatado pela equipe do hospital ao queimar incenso de lavanda.

– Diminuição dos níveis de estresse e ansiedade medidos nos padrões cerebrais de pacientes internados em unidade de terapia intensiva.

 

Apesar de sua natureza saudável e poderosa, a lavanda é bem recebida pelo corpo humano. Portanto, é um óleo essencial perfeito para consumo. Isso nos leva à mistura perfeita para ajudar a aliviar a ansiedade e dores de cabeça relacionadas ao estresse: limonada de lavanda.

VEJA COMO A LIMONADA DE LAVANDA PODE AJUDAR COM DORES DE CABEÇA E ANSIEDADE:

Como uma referência fácil, beber limonada de lavanda pode ajudar a aliviar uma série de sintomas, incluindo:

– Inflamação

– Dor de cabeça

– Depressão e / ou ansiedade

– Pressão alta

– Insônia ou dificuldade para dormir

Além de beber a mistura, o óleo essencial de lavanda serve independentemente para uma variedade de outros fins medicinais. As várias propriedades da lavanda permitem que ela seja usada como:

– Antifúngico: como remédio natural para infecções comuns da pele e das unhas.

– Anti-séptico: limpeza da pele de germes e outros organismos.

– Antibacteriano: destruindo ou suprimindo o crescimento de bactérias.

– Antiinflamatório: reduz a inflamação em várias partes do corpo.

– Antimicrobiano: matar ou inibir microorganismos causadores de doenças.

– Antiespasmódico: alívio de espasmos, inclusive dos músculos.

– Analgésico: redução de uma variedade de sintomas relacionados à dor.

– Desintoxicante: auxiliando o fígado e os rins.

 

Agora que entendemos os vários benefícios medicinais e holísticos para a saúde do óleo essencial de lavanda, vamos ensinar como fazer uma mistura simples e saborosa de limonada de lavanda.

Limonada de lavanda é um refresco perfeito. O sabor doce e ácido da limonada é combinado com mel para criar uma bebida fria que agrada ao paladar.

É uma bebida perfeita para complementar qualquer refeição de dia ou de noite. Desfrute da bebida diariamente ou quando tiver sintomas de desgaste da mente e do corpo.

Limonada de Lavanda

food 3175293 1920 scaled - Limonada de lavanda ajuda a aliviar ansiedade e dores de cabeça de forma natural
Imagem de Maja Cvetojević por Pixabay

Ingredientes

– 1 xícara de mel de abelha

– 12 xícaras de água mineral

– 1 gota de óleo essencial de lavanda

– 6 limões

– Raminhos de lavanda para enfeitar (se desejar)

 

Instruções:

Faça suco dos seis limões frescos. Misture bem todos os ingredientes e leve à geladeira. Ajuste ao sabor desejado adicionando mais água ou mel, se desejar.

Imagem de Capa:

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! 🍏

COMENTÁRIOS