A cúrcuma é uma planta da família do gengibre. Essa “especiaria dourada” é bem conhecida na medicina ayurvédica por ter propriedades medicinais potentes. Por exemplo, antigos curandeiros usavam açafrão para tratar doenças de pele e respiratórias em toda a Índia e seus subcontinentes. Além disso, os curandeiros o utilizam até hoje. Neste artigo, vamos discutir o que acontece com seu corpo quando você bebe leite de açafrão antes de dormir.

 

O açafrão-da-índia também é usado na Índia como condimento culinário e erva há séculos. Talvez você tenha provado açafrão com curry. É a especiaria que dá ao prato a sua cor amarela e laranja.

Mas não são apenas os usos culinários do açafrão que são dignos de nota. Acontece que a combinação de açafrão-da-índia com leite pode criar mudanças poderosas no corpo.

Vamos nos aprofundar no que a cúrcuma pode beneficiar sua saúde.

QUAL É O SEGREDO? CURCUMINA.

“A curcumina é um agente antiinflamatório muito poderoso. É o alimento mais poderoso que conheço para combater a inflamação no corpo.” ~ Manohar Garg, Professor de Nutrição na Universidade de Newcastle.

A curcumina é o ingrediente ativo da cúrcuma responsável pela maioria dos atributos de saúde da especiaria.

Infelizmente, o teor de curcumina da cúrcuma comprada em loja é bastante baixo: cerca de 3%. É por esta razão que se deve comprar uma forma concentrada de açafrão ou uma forma nanoparticulada de curcumina.

Existe também uma maneira pouco ortodoxa de aumentar a absorção do açafrão: pimenta-do-reino.

Veja o que acontece ao seu corpo se você beber leite de açafrão (“leite dourado”) antes de deitar:

AUMENTA SUA CAPACIDADE INTELECTUAL

Há evidências que sugerem que o leite dourado pode melhorar a função cognitiva. Também pode ajudar a prevenir a demência (por exemplo, doença de Alzheimer e doença de Parkinson), reduzindo as substâncias beta-amilóide e proteína tau. O acúmulo de ambos está implicado no desenvolvimento de condições de demência.

 

Um estudo publicado na revista The American Journal of Geriatric Psychiatry mostrou que uma dose de 90mg de curcumina duas vezes ao dia produziu “benefícios significativos de memória e atenção”.

MELHORA O SEU HUMOR

Beber leite de açafrão antes de dormir pode ajudar a melhorar o seu humor. Na verdade, a cúrcuma pode até ajudar a aliviar os sintomas da depressão .

Em 2014, pesquisadores lançaram um estudo para determinar os efeitos da curcumina na depressão. Durante o estudo, os participantes receberam 500 mg, duas vezes por dia, ao longo de oito semanas.

A pesquisa foi publicada no Journal of Affective Disorders. Os autores concluem que “a curcumina foi significativamente mais eficaz do que o placebo na melhora de vários sintomas relacionados ao humor”.

PODE AJUDAR SE VOCÊ FOR PRÉ-DIABÉTICO

A cúrcuma e a curcumina ajudam a reduzir os níveis de glicose no sangue e outras complicações relacionadas ao diabetes.

 

Um estudo com 240 pré-diabéticos, publicado na revista Diabetes Care, mostrou que após nove meses, 19 dos 116 pacientes do grupo placebo foram diagnosticados com diabetes tipo 2 e dos 124 pacientes que receberam curcumina, nenhum desenvolveu a doença.

REDUZ O COLESTEROL “RUIM” LDL

O efeito sinérgico da curcumina e dos fitoesteróis pode ser um poderoso golpe duplo para reduzir os níveis de colesterol LDL (“ruim”) do corpo.

Em um estudo publicado no The FASEB Journal, indivíduos com hipercolesterolemia participaram de um estudo divido em vários grupos. Os participantes receberam (a) um duplo placebo, (b) 2 g/dia de fitoesteróis, (c) 200 mg/dia de curcumina ou (d) uma combinação de fitoesteróis e curcumina.

Grupo ‘d’ reduziu seus níveis de colesterol LDL entre 10 e 13,5%; grupo ‘c’ em cerca de 3%; ‘b’ por 8% e ‘a’ cerca de 1%.

ELE LUTA CONTRA – E PROTEGE VOCÊ – DA ARTRITE

A cúrcuma e a curcumina são antiinflamatórios naturais potentes. A inflamação é a causa raiz de várias condições e doenças, incluindo a artrite reumatóide.

 

Em um primeiro estudo, os indivíduos que receberam 500mg de curcumina sentiram menos dor do que aqueles que receberam um analgésico prescrito, diclofenaco de sódio.

Em um segundo estudo, os pesquisadores concluíram que “os extratos de C. Domestica [curcumina] são tão eficazes quanto o ibuprofeno para o tratamento da osteoartrite do joelho”. Além disso, “menos problemas gastrointestinais” foram relatados pelo grupo da curcumina do que pelo grupo do ibuprofeno.

QUEIMA GORDURA (E AJUDA A MANTÊ-LA DESLIGADA!)

Vários estudos demonstram que a cúrcuma pode ser um impulsionador eficaz do metabolismo. Mais uma vez, os cientistas estão apontando para a curcumina como catalisador.

Em uma revisão publicada no Indian Journal of Natural Products and Resources, os pesquisadores apontam para vários mecanismos de perda de peso com uso da curcumina. “[A curcumina] é eficaz contra a inflamação, o estresse oxidativo… mantém a harmonia das substâncias nutricionais” e, portanto, é “benéfica para o controle da obesidade”.

REDUZ O RISCO DE CÂNCER (E PODE ATÉ AJUDAR A TRATÁ-LO)

Esta é, sem dúvida, uma grande reivindicação. Felizmente, há um caminhão de evidências para apoiá-lo.

 

Vários estudos sugerem que a curcumina inibe a proliferação celular e induz os mecanismos críticos de apoptose de células cancerosas (morte celular) e mitose (divisão e replicação).

Para isso, deve-se tomar uma forma mais biodisponível de curcumina (por exemplo, nanocurcumina) ou uma forma concentrada de açafrão para obter esses benefícios.

A curcumina demonstrou ser um tratamento preventivo e clínico capaz para vários tipos de câncer, incluindo:

– câncer de mama

– câncer colorretal

– câncer de pâncreas

– câncer de próstata

COMO FAZER O LEITE DE AÇAFRÃO

Sem mais delongas, aqui estão as instruções passo a passo para preparar o leite de açafrão.

INGREDIENTES:

– 1 xícara de leite integral (você também pode usar amêndoa, coco ou soja)

– ¾ colher de chá de açafrão em pó

– 1 colher de chá de mel (para adoçar; opcional, mas recomendado)

– ¼ colher de chá de pimenta preta (para aumentar a absorção de curcumina pelo corpo)

 

MODO DE PREPARO:

– Misture todos os ingredientes e despeje a mistura em uma panela.

– Leve a panela para ferver.

– Beba lentamente a bebida ainda quente.

Como não há uma alta concentração de curcumina na maioria das variedades de açafrão, cerca de 3%, você pode optar por tomar um extrato de açafrão que contém pelo menos 1 grama de curcumina. Outra opção é comprar suplementos de curcumina ou nanocurcumina.

Outra opção é consumir pimenta-do-reino com cúrcuma. A pimenta preta contém a substância piperina, uma substância natural que pode aumentar a quantidade de curcumina absorvida em até 2.000%.

OUTRA DICA:

A curcumina também é solúvel em gordura, o que significa que grande parte da substância se dissolve com os lipídios. Isso aumenta a quantidade de curcumina absorvida e transportada por todo o corpo. Por esse motivo, é uma boa ideia tomar a curcumina com uma refeição que contenha gorduras saudáveis (por exemplo, azeite extra virgem, abacate).

 

Mas não importa como você tome, açafrão e seu maravilhoso ingrediente curcumina, sem dúvida, farão você se sentir melhor e com mais energia. Tome regularmente, pode até proporcionar um ou mais dos benefícios acima mencionados!

São tantos benefícios para a sua saúde!

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: Azerbaijan_stockers no Freepik

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS