Você costuma achar que é impossível ficar sem seu parceiro por perto? Se você luta para se sentir feliz com sua própria companhia e sempre conta com seu parceiro, este artigo é para você. É por isso que você pode pensar que está apaixonado quando, na verdade, está passando por uma dependência emocional.

O que é dependência emocional?

É possível que tendemos a interpretar mal nossos sentimentos. Quando pensamos que estamos apaixonados por alguém, podemos na verdade ser emocionalmente dependentes dessa pessoa.

Dependência emocional significa que dedicamos nossa felicidade à presença de outra pessoa. Acreditamos que sem nosso parceiro simplesmente não somos bons o suficiente e nossas vidas são inúteis. Contamos inteiramente com outra pessoa.

Além do mais, às vezes até agimos excessivamente possessivos porque tememos perdê-los. Infelizmente, a dependência emocional pode causar um comportamento prejudicial e magoar você e seu parceiro. Está mais próximo do vício do que do amor.

Aqui estão 7 sinais de que você pode estar confundido amor com dependência emocional:

1. Você é muito carente

Ser muito carente significa que você conta sempre com seu parceiro. Para tudo o que você faz, sente a necessidade de pedir sua ajuda ou permissão. Você quase se esqueceu de como era sem tê-lo em sua vida. Embora você seja uma pessoa adulta, costuma agir infantilmente quando não está recebendo a atenção ou a apreciação que acha que merece.

2. Você tem tempo apenas para o seu parceiro

Você mal tem tempo para seus amigos e família. Esse relacionamento o deixou tão preocupado com seu parceiro que você deseja passar todo o seu tempo livre com ele. Isso pode significar que você não ama seu parceiro, e sim que você está obcecado por ele.

3. Você perde sua personalidade

Às vezes, quando estamos em um relacionamento, tentamos muito parecer semelhantes ao nosso parceiro, para que ele se apegue ainda mais a nós. Por exemplo, começamos a ouvir a música que eles ouvem, assistimos seus filmes favoritos, até apoiamos ideias que nunca aprovamos antes.

Você pode pensar que não é nada sério, mas, na realidade, não é nada além de uma mentira. Se você não estiver sendo você mesmo desde o início, seu relacionamento nunca será genuíno e honesto.

4. Você constantemente busca a aprovação do seu parceiro

Outro sinal de dependência emocional é que você está sempre buscando a aprovação de seu parceiro. Às vezes, você até se sente inútil se ele discordar de você de alguma maneira.

Você precisa entender que seu parceiro não é a única pessoa valiosa no mundo. Ele apenas está completando sua vida, não a possuindo. Você tem o direito de tomar suas próprias decisões e assumir seus próprios erros.

5. Seus sentimentos são sempre culpa do seu parceiro

Seu humor está mudando constantemente e você começa a acreditar que a culpa é do seu parceiro. Bem, não é. Pelo menos não só. Sua percepção do mundo e sua reação a ele são de sua inteira responsabilidade. No caso de você estar frequentemente culpando seu parceiro pela maneira como você se sente, você precisa começar a trabalhar em si mesmo primeiro.

6. Você é excessivamente possessivo

Em vez de compartilhar sua vida com seu parceiro, você está agindo como se fosse seu dono. Você sente que eles não são seus companheiros na vida, mas um de seus pertences.

Para somar, você não pode mais confiar em ninguém ao seu redor. No minuto em que você sente que o está perdendo, você começa a ser extremamente possessivo. Desnecessário dizer que este não é um ato de amor, mas de dependência emocional.

7. Você literalmente não pode viver sem seu parceiro

Você começa a perder o contato com quem você é sem seu parceiro. Talvez você nem mesmo se lembre da pessoa que era antes de conhecê-lo. Nos momentos em que vocês dois estão separados por um tempo, você se sente incompleto e instável.

Você conta com ele em cada etapa do seu caminho. O que você precisa lembrar é que, mesmo sem eles, você é uma pessoa completa e digna por si só.

Por I Heart Intelligence

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: Kirill Palii no Unsplash 






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?