Duas meninas gêmeas que nasceram unidas foram separadas graças a uma cirurgia milagrosa.

As irmãs siamesas nasceram em agosto de 2020 no Soroka Medical Center em Be’er Sheva em Israel e, de acordo com o The Times of Israel, os médicos já estavam se preparando para a possível cirurgia de separação das bebês antes do parto. Pois esta também é a primeira vez que médicos em Israel realizam essa operação tão complicada.

A cirurgia era de alto risco, e após 16 horas do procedimento de “vida ou morte”, as irmãs puderam se ver pela primeira vez.

As gêmeas antes da cirurgia

irmas gemeas unidas se veem pela primeira vez depois de cirurgia que separou suas cabecas - Irmãs gêmeas unidas se veem pela primeira vez depois de cirurgia que separou suas cabeças
Imagem de Soroka University Medical Center em Beersheba

“Quando as enfermeiras trouxeram as bebês, recém-separadas, elas se entreolharam, fizeram barulho e se tocaram gentilmente – foi lindo. Você podia ver a comunicação entre eles, e era tão especial”, disse o Dr. Isaac Lazar.

O Dr. Lazar, que também é diretor da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Soroka University Medical Center, explicou:

“Qualquer decisão errada pode ter sido a diferença entre a vida e a morte … foi tão delicado, já que a cirurgia foi realizada entre os principais vasos sanguíneos da cabeça dos bebês, todos nós sabíamos que qualquer sangramento poderia ter consequências catastróficas”.

Foram necessários fazer enxertos de couro cabeludo e reconstrução craniana e, para estudar melhor o procedimento minucioso, a equipe médica treinou em modelos 3D de realidade virtual idêntico às gêmeas.

irmas gemeas unidas se veem pela primeira vez depois de cirurgia que separou suas cabecas 2 - Irmãs gêmeas unidas se veem pela primeira vez depois de cirurgia que separou suas cabeças
Imagem de Soroka University Medical Center em Beersheba

“Foi complicado além de qualquer coisa que se possa imaginar. Os bebês eram conectados pela nuca em uma área onde não havia pele nem crânio. Tivemos que agir para fazê-los crescer mais pele”, disse Lazar.

As gêmeas após a cirurgia de 16 horas

irmas gemeas unidas se veem pela primeira vez depois de cirurgia que separou suas cabecas 3 - Irmãs gêmeas unidas se veem pela primeira vez depois de cirurgia que separou suas cabeças
Imagem de Soroka University Medical Center em Beersheba

Dr. Lazar explicou que para conseguir o crescimento da pele, sacos infláveis de silicone foram instalados nas partes próximas a de suas cabeças. “A cada poucos dias, água esterilizada era injetada nas bolsas, aumentando seu volume. Isto estendeu a pele lentamente.”

Durante os primeiros meses de suas novas vidas, as meninas serão fisicamente afetadas, mas “com a reabilitação certa para seu desenvolvimento físico e cognitivo, esperamos que alcancem seus marcos”, disse o Dr. Lazar.

“Gêmeas após 16 horas para uma separação, acabou a primeira operação na terra dos siameses que estavam ligados em suas cabeças. Esplêndido!”

Imagem de Capa: Reprodução

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS