Uma mina de sal chamada ‘Wieliczka’, perto de Cracóvia, na Polônia, prova que o sal pode ser uma obra-prima por si só.

Inaugurada no século 13, desde 1978 a mina faz parte da Primeira Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, onde é considerada monumento inestimável da cultura material mundial.

A mina de sal, que atinge 327 metros em seu ponto mais profundo, possui belíssimos lagos subterrâneos, 2.000 câmaras e capelas equipadas com enormes lustres, feitos de sal. O chão, o teto, e cada pequena coisa nessa mina foi esculpido no sal.

 

A história da mina de sal Wieliczka remonta à Idade Média, quando costumava ser chamada de Magnum Sal, ou Grande Sal. No século 13, era a maior fonte de sal do país, o que era fundamental para a economia. Hoje, é uma das principais atrações turísticas da Polônia.

A mina possui 9 níveis e 245km de galerias. É tão grande que só é possível visitar 2% do labirinto de sal, apenas com visitas guiadas.

Veja a seguir algumas imagens dessa incrível mina:

 

 

 

Difícil acreditar que seja tudo de sal. É de tirar o fôlego!

Imagem de Capa: Instagram

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS