Felix Gretarsson, de 49 anos, em 1998 sofreu um grave acidente de trabalho em que foi eletrocutado em Kópavogur, na Islândia, e por isso teve que amputar os dois braços.

Depois de 23 anos sem braços, graças a uma cirurgia pioneira em todo o mundo, Felix se submeteu com sucesso a um transplante dos membros superiores.

O sonho de realizar o inovador transplante iniciou-se em 2013, quando o islandês se mudou para Lyon, França, e depois de muitos anos de insistência, conseguiu convencer o cirurgião francês Jean Michel-Dubernard, o falecido médico liderou a primeira equipe de transplante de mão bem-sucedida em 1998 e também o primeiro a realizar um transplante de rosto. E em Felix, o primeiro a transplantar membros superiores.

Após a cirurgia Felix finalmente conseguiu abraçar sua filha de 24 anos – desde que ela tinha 3 meses, e suas duas netas pela primeira vez.


Apesar de sentir que o braço esquerdo ainda não tem a mesma mobilidade que o direito, ao poucos, com fisioterapia e estimulação, ele vai evoluindo.

“Os braços, até aos pulsos, parecem bem presos e eu consigo senti-los, cada parte da mão, mas ainda não está perfeito”, disse Felix em uma publicação no Instagram, onde mostra cada evolução e cada conquista desde que realizou o transplante.

O Dr. Jean Michel-Dubernard foi perguntado por Felix o que ele achava se talvez algum dia eles pudessem fazer um transplante de braço inteiro, e ele disse que não sabia, mas qualquer que fosse a resposta, ele gostaria de apoiá-la cientificamente. A última vez que Felix o viu foi dois dias depois de sua operação. Dr. Michel-Dubernard faleceu 6 meses depois.

Imagem de Capa: Instagram

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?