Em fevereiro de 2016, a França decretou uma lei para reprimir o desperdício de alimentos, proibindo os supermercados de descartar ou destruir alimentos que não foram vendidos e desta maneira, devem doá-los a bancos de alimentos ou instituições de caridade.

Os restaurantes acima de um determinado tamanho também são obrigados a doar os restos de comida em “sacos para cachorros” para alimentação animal. Com essa nova lei, o país também iniciou um programa educacional sobre desperdício de alimentos em escolas e empresas.

Segundo estimativas oficiais, um francês jogava no lixo cerca de 20 a 30 kg de comida por ano – 7 kg dos quais ainda estavam em sua embalagem fechada. Entretanto, com essas mudanças, a França está cada vez mais próxima de atingir a meta estabelecida.

As medidas fazem parte do plano de reduzir pela metade a quantidade de desperdício de alimentos na França até 2025

Devido aos esforços, a França é lider mundial de 34 países que se alimentam de forma sustentável, pesquisa realizada pela Food Sustainability Index, criado pela The Economist Intelligence Unit e pelo Barilla Center for Food & Nutrition, grupo de especialistas em sustentabilidade dos alimentos.

24879883 10155883658838728 8472483979711002284 o - França obriga supermercados a dar alimentos não vendidos para a caridade
Imagem Facebook

A Itália também aprovou uma lei destinada a combater o desperdício de alimentos em agosto de 2016. E em março de 2017, o Parlamento Europeu aprovou uma moção pedindo à Comissão Europeia que estabelecesse metas vinculativas para a redução do desperdício de alimentos pelos estados membros da União Européia até o final de 2020.

Reduzir o desperdício, o impacto ambiental e alimentar pessoas que necessitem. Ainda há esperança!

Imagem de Capa: Jossuha Théophile no Unsplash

Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS