Muitos pais vão odiar isso, mas a pesquisa genética descobriu que provavelmente as pessoas obtêm inteligência através de seu gene X, o feminino… O cromossomo X tem mil genes, e vários deles influenciam a cognição – Dr. Keith Witt

Até recentemente, era aceito que ambos os pais tinham uma influência praticamente igual na inteligência de seus filhos. No entanto, verificou-se em uma pesquisa que as mulheres têm um impacto muito maior sobre as habilidades cognitivas de seus filhos do que os homens.

 

Agora, é importante entender que essa pesquisa é bastante controversa. Vários estudos afirmam ter descoberto o enigmático funcionamento da inteligência, no qual acaba por gerar calorosos debates. Da mesma forma, a genética é uma arena científica altamente complexa e multifacetada.

Apesar das dicussões, essas descobertas são fascinantes e divertidas!

O papel dos cromossomos X e Y

Muitas pessoas não têm muito conhecimento sobre genética. Então é importante entender um pouco sobre esse assunto:

– Um cromossomo é uma estrutura onde se carregam as informações genéticas.

– Todo ser humano carrega um par de cromossomos em cada célula.

– Mulheres têm dois cromossomos X. Os homens têm um cromossomo X e um Y.

 

Existem ainda os genes condicionados, que são aqueles que são específicos de gênero. Como regra, as propriedades genéticas dos genes condicionados são ativadas ou desativadas, dependendo da designação específica e das propriedades genéticas influenciadas.

Se uma característica é influenciada pela mãe, os genes paternos são desativados. E se um atributo é influenciado pelo pai, os genes maternos são igualmente desativados.

A capacidade de aprender é para ser influenciada, principalmente, pelo cromossomo X. Teoricamente, as mulheres têm maior probabilidade de influenciar a cognição, pois possuem dois cromossomos X, enquanto os homens possuem apenas um.

É aqui que os genes condicionados entram em ação. A inteligência é considerada um gene altamente condicionado – um gene condicionado que vem diretamente da mãe.

Neste estudo, os cientistas descobriram que os animais que receberam material genético predominantemente materno desenvolveram um crânio e um cérebro desproporcionalmente maiores, enquanto desenvolviam um corpo muito menor.

 

Os indivíduos administrados com quantidades desproporcionais de material genético paterno desenvolveram um corpo maior, mas um crânio e cérebro menores.

Além do tamanho do crânio e do cérebro, os pesquisadores identificaram seis áreas do cérebro que continham apenas genes maternos ou paternos.  E ainda, não foi encontrado nenhum material genético paterno na área do cérebro responsável pela linguagem, planejamento, raciocínio lógico e pensamento avançado.

Sem dúvida, as pesquisas relacionadas à inteligência continuarão a ser estudadas. Como mencionado anteriormente, nenhum estudo sobre o desenvolvimento do intelecto será totalmente aceito por todos.

No entanto, se há uma conclusão a que se pode chegar é esta: as mães têm uma influência significativa nas habilidades cognitivas dos filhos.

E não se trata apenas da genética. Longe disso. A nutrição e o cuidado de uma criança influenciam diretamente seu crescimento intelectual – duas responsabilidades principalmente da mãe.

 

Além disso, o vínculo especial entre mãe e filho fornece estímulo para que explorem o mundo e enfrentem os problemas. As descobertas desse estudo parece reforçar a noção de que nossa mãe nos dá nosso poder cerebral.

OBRIGADA, MÃE!

Com informações de Power of Positivity

Imagem de Capa: Shurkin_son no Freepik

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! 🍏

COMENTÁRIOS