A ordem de nascimento pode influenciar em muitas características nos filhos, desde como você se sai na escola até seu senso de humor. E uma investigação científica revelou que isso também pode afetar seu peso.

Segundo estudo publicado no The Journal of Epidemiology & Community Health, as filhas primogênitas têm muito mais probabilidade de estar acima do peso do que suas irmãs mais novas.

 

Para as análises, os pesquisadores usaram dados do Swedish Birth Register, que rastreia as visitas pré-natais e registra a saúde, estilo de vida e histórias familiares das mulheres grávidas. Durante o estudo, foram analisadas 13.406 pares de irmãs não gêmeas.

O resultado mostrou que, ao nascer, as irmãs mais velhas costumavam pesar um pouco menos do que as irmãs mais novas, mas na idade adulta, quando cada irmã engravidava, o IMC da irmã mais velha era 2,4% mais alto do que o da irmã, revelando que uma irmã mais velha tem 29% mais probabilidade de estar acima do peso do que sua irmã mais nova e 40% mais probabilidade de ser obesa.

Embora este tenha sido um estudo puramente observacional, uma possível razão para a diferença de peso pode ser como o útero e os vasos sanguíneos conectado à placenta mudam de forma após o primeiro filho. Levando à hipótese de que essas alterações possam influenciar no metabolismo e a regulação da gordura.

 

Aí está, irmãs mais velhas. Se cuidem e tentem se manter saudável fazendo exercícios e comendo bem! Irmãs mais novas, que sorte hein!

Imagem de Capa: Savannah Dematteo no Pexels

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?