Parece que passamos tanto tempo preenchendo nossos dias com atividades que o tempo para descansar é curto.

Algumas pessoas se sentem culpadas quando estão sozinhas, outras não gostam e outras acham que ficar sozinha é o mesmo ser abandonado. Mas estar sozinho é necessário para o nosso crescimento e desenvolvimento pessoal.

Estar sozinho e estar abandonado são duas coisas diferentes. Estar sozinho é algo que fazemos para alimentar nossa alma e energizar nossa vida, enquanto ser abandonado é viver uma vida desconectado de outras pessoas. Um promove o crescimento pessoal, e o outro nos mantém presos.

Estamos tão ocupados organizando nossos dias que encontrar tempo para ficar sozinho pode ser uma luta. E não são apenas os adultos que precisam de tempo sozinhos, nossos filhos também.

Um estudo de autoria do especialista Reed W. Larson mostrou que “Adolescentes… que passam um tempo intermediário sozinhos estão melhor ajustados do que aqueles que passam pouco ou muito pouco tempo sozinhos”.

Qualquer atividade que possa fazer com outras pessoas, você pode fazer sozinho. Estamos tão acostumados a convidar amigos e familiares em nossos passeios, que raramente nos damos a oportunidade de fazer as coisas só.

Seja espontâneo e da próxima vez que houver um desejo de ir ao cinema, sair para jantar ou até fazer algumas compras, opte por fazê-lo sozinho.

Pode parecer estranho no começo, e tudo bem. Se nos permitirmos apenas observar e processar o que está acontecendo ao nosso redor sem julgamento, obteremos uma perspectiva importante e algumas informações valiosas para nos ajudar a entender nossas necessidades e desejos.

Há um movimento em andamento no mundo, que destaca a importância de diminuir a velocidade e aproveitar o momento. Não há melhor maneira de desacelerar e tornar-se mais consciente do mundo ao seu redor do que passar algum tempo sozinho.

 

Não está convencido? Bem, existem muitas razões pelas quais ter tempo sozinho é bom para nós, a primeira é que nos obriga a desacelerar e nos tornar mais observadores. Mas há mais.

9 RAZÕES PORQUE FICAR SOZINHO É BOM PARA SUA ALMA

1. LIMPA A SUA MENTE

Há muita conversa em nossas vidas. A mídia, nossos colegas, nossos amigos e nossa família contribuem para como formamos nossas opiniões. Quando tomamos um tempo para ficar sozinhos, podemos limpar nossa mente de todo o barulho e permitir que nossa voz interior fique clara.

2. PROMOVE A CRIATIVIDADE

A criatividade acontece quando nossa mente está livre para explorar e passear. Quando estamos sozinhos, não existem pensamentos e agendas concorrentes, o que permite à nossa mente a liberdade de fazer uma jornada baseada na verdadeira inspiração.

3. CRIA CONFIANÇA

É difícil construir confiança com tantas influências externas. Estar sozinho nos permite desenvolver nossa voz autêntica com base em nossos valores.

 

Essa voz se torna mais forte quando estamos firmemente plantados naquilo que mais importa para nós, não no que está ao nosso redor.

4. INCENTIVA A INDEPENDÊNCIA

Estar confortável pensando e agindo de forma independente da nossa rede de apoio é a chave para viver nossa melhor vida . Quando passamos um tempo sozinhos, podemos sonhar e criar metas que nos permitam evoluir independentemente dos outros.

5. CLARIFICA PERCEPÇÕES

As percepções da vida, ganhamos com base em nossas experiências e emoções dos momentos. Quando reservamos um tempo para nos afastarmos da vivência e passamos um tempo sozinhos processando os eventos livres de emoção e influência, obtemos clareza em torno dos julgamentos que inicialmente fizemos.

6. DIMINUI O ESTRESSE E A ANSIEDADE

Estresse e ansiedade ocorrem devido a expectativas externas. A importância dessas expectativas se torna menos urgente se podemos colocar alguma perspectiva sobre elas, e isso acontece quando passamos um tempo sozinhos.

7. ESTABELECE PRIORIDADES

É importante avaliar continuamente o que é importante para nós. A melhor maneira de conhecer a nós mesmos e o que mais importa é passar um tempo sozinho.

 

Sem as prioridades concorrentes de todos à nossa volta, podemos ser reais conosco mesmos e com paixões verdadeiras.

8. AUMENTA A PRODUTIVIDADE

Quando estamos sozinhos e capazes de esclarecer nossos sonhos, objetivos e prioridades, uma excitação borbulha. Essa emoção é a motivação que nos impulsiona a ações específicas para apoiar essas metas e prioridades. Isso nos deixa ansiosos para trabalhar e nos dá energia para fazer as coisas que sustentam nosso grande plano.

9. FORTALECE OS RELACIONAMENTOS

Acredite ou não, passar um tempo sozinho apoia e fortalece os relacionamentos com as pessoas que mais importam para nós. Quando temos tempo para entender e valorizar a nós mesmos, somos mais capazes de entender e valorizar os outros.

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS