Todos nós buscamos algum produto ou alimento que seja aliado a saúde e a estética. Os queridinhos suplementos de colágeno é uma opção que promete que sua pele permaneça hidratada, fresca e mais firme, seus ossos e unhas fiquem fortes e suas articulações sem dor.

Essas são afirmações feitas pelos inúmeros fabricantes de suplementos de colágeno que vêm na forma de pós e pílulas. Por esse motivo, não é surpresa que o colágeno tenha se tornado um ingrediente muito procurado, mas a eficácia do colágeno ainda está em aberto. Frustrado? Aqui está o que sabemos.

O que é colágeno?

O colágeno é uma das mais abundantes e a principal proteína estrutural que forma o tecido conjuntivo de todo o nosso corpo, da pele aos ossos, músculos, tendões e ligamentos. O colágeno representa 80% da nossa pele e funciona com outra proteína chamada elastina que – sim, isso mesmo que você pensou – mantém a elasticidade da nossa pele.

À medida que envelhecemos, naturalmente nosso corpo reduz a produção de colágeno. Infelizmente, isso significa pele mais seca e menos elástica e mais “enrugada”.

O suplemento de colágeno funciona?

Alguns estudos mostram que tomar suplementos de colágeno por vários meses pode melhorar a elasticidade da pele aumentando a firmeza, como também atrasa o aparecimento de linhas finas e rugas, reduzindo os sinais de envelhecimento.

Outros demonstraram que o consumo de colágeno pode aumentar a densidade dos ossos enfraquecidos com o avanço da idade e pode melhorar as dores nas articulações, nas costas e nos joelhos.

Existem ainda outros estudos que demonstraram que o uso de colágeno:

  • Aumenta a densidade da nossa pele e lhe dá uma estrutura adequada, evitando que a gordura chegue à superfície, ou seja melhora a celulite. Além disso, repara as fibras de colágeno quebradas e, portanto, ajuda a reduzir as estrias.
  • Fortalece e promove o crescimento das unhas e estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo, que desenvolve um crescimento mais forte do cabelo.

São vários fatores positivos na suplementação de colágeno, mas, muitos desses estudos são pequenos e financiados pelas empresas que fabricam o produto, aumentando a oportunidade de viés nos resultados. Por isso, ainda são necessárias muito mais evidências.

Então, você deve tentar tomar colágeno?

Pode ser! Mas prepare-se para um relacionamento muito comprometido. Se o colágeno funcionar e você estiver procurando efeitos duradouros, precisará tomar suplementos pelo resto da vida.

Uma das maiores desvantagens de consumir colágeno, é que só porque você está tomando colágeno, isso não significa que ele vai direto para a pele.

Você também pode levar em consideração os alimentos que já consome. Quando se trata de colágeno bovino, suíno ou de aves na alimentação, os ossos e a pele dos animais são as fontes mais ricas, mas a maioria das pessoas não come essas partes. Mas de qualquer forma, há muito pouca pesquisa ou evidência que apoie seus benefícios para a pele.

Então, a escolha é sua. Apenas relatamos os fatos. 

Imagem de Capa: Freepik 

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS