É uma delícia saborear uma boa sobremesa, principalmente se for sem culpa alguma. Mas é preciso equilíbrio e evitar os exageros, pois o consumo excessivo de açúcar traz sérios problemas para sua saúde! Para introduzir o sabor doce no seu dia-a-dia de forma mais saudável, a dica é apostar em substituições inteligentes e mais naturais.

O açúcar ativa áreas do cérebro relacionadas ao mecanismo de recompensa, liberando grandes quantidades de dopamina, um neurotransmissor ligado à emoção e à sensação de prazer. Por isso, pode-se dizer que se desenvolve o vício por açúcar.

Todas as vezes que ingerimos algum tipo de açúcar, seja ele refinado, xarope de glicose e sacarose, o corpo produz insulina para regular o nível de glicose, então, quanto mais açúcar, mais insulina.

Se os níveis de insulina estão sempre altos no organismo, os resultados não são nada positivos. Algumas das consequências disso são: excesso de peso, doenças metabólicas, envelhecimento precoce, inflamações e danos ao sistema imunológico.

Troque o açúcar por adoçantes inteligentes. Os são feitos com extratos naturais. Tem eles o poder de proporcionar sabor doce, mas sem causar os prejuízos dos adoçantes comuns. Na hora de escolher, vale procurar por esses três ativos naturais: stévia, taumatina e eritritol.

A stévia é extraída da planta nativa Stévia Rebaudiana. Tem zero calorias e um sabor delicioso. Ajuda no controle de pressão alta e dos níveis de glicose no sangue. A taumatina vem do fruto da árvore africana Thaumatococcus daniellii. É metabolizada pelo organismo como uma proteína e tem índice glicêmico zero.

Já o eritritol é extraído da fibra de madeira Birch pela fermentação natural. O sabor é muito semelhante ao açúcar porém sem calorias! Cuidado com uso desde pois algumas pessoas relatam causar alguns distúrbios gastrointestinais.

Com criatividade e os produtos certos, é possível ter doces muito saborosos e sem açúcar. Veja a seguir algumas ideias para inspirar e colocar em prática na cozinha:

1 – Mousse de chocolate com abacate

chocolate 1034616 1920 scaled - Exagera no doce? Veja como fazer substituições mais saudáveis e saborosas
Imagem de Jumi Kang por Pixabay

Ingredientes:

1 xícara de abacate maduro (cerca de 1/2 abacate grande ou 2 avocados)
5 colheres (de chá) de cacau em pó ou quanto baste
Stévia a gosto para adoçar – se necessário
Essência de baunilha

Modo de preparo:

Em um liquidificador ou processador, coloque o abacate cortado, o cacau em pó e adoce a gosto. Bata até ficar uniforme e leve ao freezer por meia hora e está pronto! Se quiser, adicione lascas de chocolate amargo ou meio amargo. Uma delícia!

2 – Mousse Sorvete de Banana

ice cream in blue cup scopio f35fc62a 546e 402f 8e37 46590322ab83 scaled - Exagera no doce? Veja como fazer substituições mais saudáveis e saborosas
Imagem de Navarro no Scopio

Ingredientes:

1 banana média madura cortada em rodelas
Essência de baunilha
Canela a gosto

Modo de preparo:

Corte uma banana nanica pequena em rodelas e leve pra congelar por aproximadamente 3 horas, até as rodelas ficarem bem firmes.
Em um liquidificador ou processador, bata as rodelas de banana congeladas com essência de baunilha até ficar uniforme. Polvilhe com canela em pó e está pronto!

3 – Sorbet de Manga

yellow lemon on white ceramic plate scopio 4ccdb030 1a82 41c4 b7d4 766d6cbba865 scaled - Exagera no doce? Veja como fazer substituições mais saudáveis e saborosas
Imagem de Nadia Belanger no Scopio

Ingredientes:

Manga

Modo de preparo:

Escolha manga madura, corte em cubos e leve pra congelar por aproximadamente 3 horas, até as ficarem firmes. Em um liquidificador ou processador, bata a manga até ficar uniforme. Se preferir mais em ponto de sorvete, volte ao congelador por algumas horas e está pronto!

4 – Brownie de chocolate

chocolate cake on white ceramic plate scopio 861d9da4 1c79 4564 89d7 632f5fab22c2 scaled - Exagera no doce? Veja como fazer substituições mais saudáveis e saborosas
Imagem de Edgard Schmeichel no Scopio

Ingredientes:

2 bananas bem maduras
4 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de óleo de coco ou outro óleo
3 colheres de sopa de chocolate amargo bem picado
2 colheres de sopa de amendoim picado

Se preferir mais doce você pode adoçar com Stévia ou usar Whey Protein sabor chocolate belga no lugar do cacau 100%

Modo de preparo:

Adicione todos os ingredientes em um liquidificador ou processador e bata até ficar homogêneo.

Em seguida despeje a mistura em uma forma antiaderente e coloque no forno preaquecido a 180° por mais ou menos 20 minutos, ou asse no micro-ondas em uma caneca por 2 minutos.
Uma sobremesa deliciosa e super fácil de fazer. Essa receita rende 10 porções.

5 – “Cheese Cake” de pote

strawberry fruit on clear glass bowl scopio d20c511d 82c0 4798 ae29 efa22e0db5fe scaled - Exagera no doce? Veja como fazer substituições mais saudáveis e saborosas
Imagem de Andreas Steidlinger no Scopio

Ingredientes:

2 colheres de ricota
Morangos picados ou geleia de morango sem açúcar
Lascas de chocolate meio amargo
1 colher de aveia em flocos

Modo de Preparo:

Em um pote de sobremesa, primeiro coloque a aveia por baixo de tudo. Adicione a ricota e por cima coloque os morangos com lascas de chocolate meio amargo ou a geleia de morango. Está pronto!

Imagem de Capa:

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?