Esse artigo é para você que adora o pão francês branco, mas teve que deixar de consumi-lo para perder peso ou para controlar melhor a quantidade de carboidratos simples no dia a dia.

macro detail of french bread scaled - Estudo revela que congelar pão francês pode ajudar a emagrecer
Imagem de User3802032 Freepik

Muitas pessoas simplesmente não conseguem trocar o querido pão branco por uma opção integral ou outras alternativas para o café da manhã, então, agora é que vem a boa notícia.

 

Existe um truque cientificamente comprovado que faz retardar a absorção das calorias dos pães.

Um estudo publicado na National Library of Medice revelou que congelar o pão branco e dar uma torrada no forno ou frigideira na hora do consumo, reduz a resposta glicêmica do alimento, ou seja, o torna mais saciável.

Os alimentos ricos em carboidratos simples, como o pão de farinha de trigo branca, arroz branco, batatas e massas de farinha branca, quando ingeridos, são digeridos e absorvidos rapidamente pelo organismo, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue aumentem mais rapidamente do que os alimentos com resposta glicêmica mais baixa, que a glicose é liberada lentamente no sangue.

Esse pico de glicemia pode fazer com que você sinta fome mesmo após comer uma grande porção de macarrão ou pão branco. Além disso, quando há uma descarga de açúcar muito grande no sangue, o corpo armazena esse excesso de energia também na forma de gordura.

O processo de congelamento do pão altera a estrutura dos carboidratos simples, transformando-os em amido resistente, que tem digestão mais lenta, garante saciedade, e a absorção de glicose e gordura é bem mais lenta, sendo favorável para a dieta de emagrecimento e para o controle da glicemia e do colesterol.

 

Os pesquisadores descobriram que o pão branco congelado e tostado para consumo pode ter seu índice glicêmico reduzido em até 39%, atuando no organismo de forma semelhante a um pão integral.

Boa notícia para quem não vive sem pão francês!

Imagem de Capa:

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS