O momento de uma grande comemoração no lar de idosos San Carlos de Celanova, na cidade de Ourense, na Espanha, foi capturado pelo fotógrafo Brais Lorenzo durante a pandemia COVID-19.

A pandemia do coronavírus tem deixado feridas profundas na sociedade com a separação de famílias e a perda de entes queridos. Mas esta crise de saúde também trouxe o melhor em muitas pessoas, apesar dos tempos difíceis.

 

Os profissionais de saúde lutam com todas as forças para combater esta terrível situação em que nosso mundo se encontra. Mas o seu trabalho e dedicação vão além do profissional e isso ficou evidenciado neste lar para idosos.

Apesar do isolamento e todas as dificuldades, Brais Lorenzo teve a oportunidade de registrar o instante em que um grupo de enfermeiras do lar realizaram o aniversário de 98 anos da residente Elena Pérez.

 

Isso ocorreu apenas duas semanas depois que Elena conseguiu vencer a COVID-19, por isso, não faltaram motivos para comemorar. Este acontecimento foi em maio de 2020 e o centro, que havia sido o primeiro foco de coronavírus na comunidade, teve a morte de 9 moradores em decorrência desse surto.

Já neste ano, o fotógrafo foi reconhecido por seu trabalho e ganhou um conceituado prêmio de jornalismo espanhol.

A imagem captura a expressão de alegria e muita emoção no rosto de Elena, enquanto está rodeada pela equipe de enfermagem que lhe oferece um pequeno bolo com velas com os números 98. Brais Lorenzo foi agraciado com um dos Prêmios de Jornalismo Ortega y Gasset, o mais prestigioso do jornalismo da Espanha.

 

Lorenzo conquistou o prêmio de Melhor Fotografia com a imagem intitulada “Aniversário”, por capturar a solidariedade e a emoção dos cidadãos diante da pandemia da COVID-19.

De acordo com a publicação da Agência EFE, o júri da premiação descreveu a imagem como “uma composição que reúne tudo, tanto do ponto de vista formal quanto do ponto de vista do conteúdo. É uma imagem que transmite o que aconteceu na pandemia e também lança uma ideia de esperança e que todas as vidas importam.”

Imagem de Capa: Instagram

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS