O café é uma das bebidas diárias preferidas e mais consumidas pela população mundial. O café é o nosso principal estimulante da manhã e também muito convidativo para tardes de conversas entre amigos.

Mas descobriu-se que o café pode ser também um aliado à saúde de uma forma muito interessante.

Em um estudo publicado no The Journal of Nutrition, os pesquisadores investigaram os efeitos do café e sua associação no acúmulo de gordura corporal em mulheres e homens através de análises de quantidade de consumo da bebida e avaliações de percentagem de gordura por Densitometria por emissão de raios x de dupla energia (DXA), que é considerada o método padrão ouro para avaliar a composição corporal.

Na pesquisa verificou-se que mulheres que bebem duas ou três xícaras de café por dia apresentam níveis mais baixos de porcentagem de gordura corporal total e abdominal do que aquelas que não bebem ou bebem menor quantidade.

As mulheres de 20 a 44 anos que bebiam café tinham 3,4% de gordura menor do que as pessoas que não consumiam café. Para as mulheres de 45 a 69 anos, a diferença era de um percentual de adiposidade 4,1% menor. Já para os homens não ocorre uma relação tão significativa como pode ser observado nas mulheres.

Constatou-se que esse benefício é independente da cafeína, portanto, tanto o café cafeinado como o descafeinado oferecem esse efeito.

O Dr. Lee Smith, leitor de Saúde Pública da Anglia Ruskin University e autor sênior do estudo, disse: “Nossa pesquisa sugere que pode haver compostos bioativos no café além da cafeína que regulam o peso e que poderiam ser usados como compostos anti-obesidade.”

É claro que o café por si só não faz milagre algum. Mas o que a pesquisa claramente mostrou é que quem consome maiores quantidades de café possui uma porcentagem de gordura inferior de quem não consome, nos mais variáveis classes de Índice de Massa Corporal (IMC).

E não é preciso se preocupar com o quanto de cafeína se ingere pois quem consume descafeinado também mostrou menor acúmulo de gordura.

Essas descobertas sugerem que o café – ou seus componentes – podem fazer parte de uma estratégia de dieta saudável para potencializar a redução de porcentagem de gordura corporal – o emagrecimento – para o público feminino.

Boas notícias para as mulheres apreciadoras de café!

Imagem de Capa: svetlanasokolova no Freepik

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS