Para quem dorme pouco, más notícias: dormir pouco engorda. Com apenas uma semana com poucas horas de sono você pode engordar até um quilo.

Em um estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, 16 adultos saudáveis foram observados por 15 dias para investigar os efeitos de dormir mal e pouco no gasto energético e ingestão de energia em comparação com ter uma noite de sono adequado.

Foi descoberto pelos pesquisadores que o sono insuficiente causa um ligeiro aumentou no gasto energético diário total, porém o consumo de alimentos, especialmente à noite após o jantar, foi maior do que se dormissem mais, aumentando a quantidade de caloria por dia.

Dormir pouco está associado ao sobrepeso e à obesidade, pois o resultado mostrou que dormir uma quantidade de horas insuficiente leva a uma média de ganho de 1Kg por semana, pelo excesso de armazenamento de energia, sugerindo que o aumento da ingestão de alimentos seja uma adaptação fisiológica para fornecer a energia necessária para manter-se mais tempo acordado.

E o interessante é que, quando a pessoa que dorme pouco, passa a dormir a quantidade de horais ideal, ocorre diminuição da ingestão de energia, especialmente de gorduras e carboidratos, e consequentemente tem uma perda de peso.

Esse estudo mostra a importância de um sono adequado não só para o descanso físico, mas também seu papel fundamental no metabolismo energético.

Para quem fica mais tempo acordado, se tiver o que comer, principalmente ultracalóricos, a pessoa irá comer, excedendo o necessário e ganhando aqueles indesejáveis quilinhos extras.

Imagem de Capa: Lifeforstock no Freepik

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! 🍏

COMENTÁRIOS