Um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh concluiu que dormir de “conchinha” com quem amamos pode aliviar o estresse e nos proteger de doenças cardíacas, problemas digestivos e câncer.

Sabia que 1 em cada 4 casais preferem dormir em camas e até quartos separados? A causa disso é devido ao ronco do parceiro, dificuldade em definir uma temperatura ideal para os dois e comportamentos de sono inaceitáveis, como roubar todo o edredom, todas as noites.

Mas o que os pesquisadores descobriram é que quando os casais toleram essas “pequenas” irritações e decidem dormir sempre juntos, os benefícios de compartilhar a cama parecem superar as desvantagens.

Foi observado que dormir colado em alguém que você ama provavelmente desperta sentimentos de segurança e proteção, o que naturalmente reduziria os níveis de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse, à inflamação, doenças cardíacas e depressão.

Pessoas que dormem sozinhas apresentam níveis mais elevados de cortisol durante a noite.

Os casais que dormem juntos também têm maior probabilidade de ter níveis mais elevados de oxitocina, o hormônio do amor associado à união, através do contato pele a pele como dar as mãos, receber um abraço e se aninharem sob o edredon.

A oxitocina também foi relacionada com ação anti-inflamatória e como redutor de tensão, onde um estudo mostrou que o número de abraços que as pessoas recebiam por dia à pressão arterial. Os participantes que receberam mais abraços pareciam ter pressão arterial mais baixa.

Diversos estudos sugerem que casais felizes tendem a viver mais, mais saudáveis e ter um sono de boa qualidade traz inúmeros benefícios para nosso bem-estar físico e psicológico. E agora sabemos que se dormirem juntinhos certamente valerá a pena e as vantagens serão enormes!

Imagem de Capa: Gpointstudio no Freepik

 

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! 🍏

COMENTÁRIOS