Você se exercita regularmente e bebe quantidades ideais de água, mas sente constantemente que sua barriga está inchada, desde o momento em que acorda até o final do dia. A causa disso pode ser relacionado ao consumo exagerado de alguns alimentos que provocam inflamação na região do abdômen.

 

Também é importante observar se você possui intolerância a algum tipo de alimento. Na dúvida procure um profissional da saúde para te orientar melhor.

Quais alimentos você precisa reduzir ou eliminar se quiser desinflar sua barriga? Aqui nós mostramos a você.

Alimentos para evitar que causam inchaço

1. Carboidratos refinados

Os carboidratos refinados são encontrados em pães de farinha de trigo branca, massas, pizza, açúcar, doces e semelhantes. Eles não têm fibra alimentar, por isso sua digestão e absorção é mais rápida, fazendo com que a sensação de saciedade seja rápida e você sinta fome mais rapidamente. Algumas bactérias no intestino fermentam esse tipo de carboidrato, formando gases que causam inchaço e desconforto abdominal.

 

2. Sal

O sal é essencial, mas quando consumido em excesso prejudica sua saúde e faz com que você retenha líquidos. Por sua vez, isso causa inchaço abdominal e uma sensação de estufamento, mas que é diferente da saciedade, gerando desconforto.

3. Cerveja

Como possui menor teor alcoólico que as demais bebidas, acabamos bebendo mais quantidade de cerveja. Além do volume exagerado, a combinação de cevada, açúcar da cerveja e o gás presente na bebida, o resultado é o inchaço abdominal causado pelo estufamento.

4. Refrigerantes

Além de toda a sua composição, os refrigerantes possuem grande quantidade de açúcar e gás. Essa combinação pode causar desconforto gástrico e distensão abdominal por um longo período.

5. Comidas fritas

Alimentos fritos e muito condimentados, com temperos em excesso, podem inchar mais a barriga pois estimula a formação de gases. A grande quantidade de gordura saturada e calorias que esses alimentos contêm são e sempre serão o inimigo número um se você quiser eliminar a gordura abdominal.

6. Leite e seus derivados

Quem sente desconforto e distensão abdominal após ingerir apenas um copo de leite ou uma fatia de queijo, pode sofrer de intolerância à lactose, e por isso deve evitar leite de animais e seus derivados.

 

7. Intestino preso

Pessoas que não consomem alimentos ricos em fibras, ou aqueles que ingerem muita fibra, mas não bebem água em quantidade adequada, podem sofrer com intestino preso por vários dias. Além do inchaço na barriga, a prisão de ventre causa muito desconforto e sensação de gases presos. Além de consumir mais fibras e beber água, a atividade física é um excelente aliado para melhorar essa condição.

Imagem de Capa: Rawpixel no Freepik

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?