Para quem mora sozinho parece tão difícil cozinhar, manter uma rotina saudável e ficar satisfeito com o que se come. Fast food, industrializados e congelados muitas vezes são a saída pela praticidade e economia de tempo. Mas essa economia pode sair cara, custando a saúde. Então deixe a preguiça de lado e aprenda com essas dicas que selecionamos em como planejar e ter uma alimentação saudável no seu dia a dia.

Planejar é preciso

Planeje e monte um cardápio semanal programando o que irá comer nas refeições. Escolha o melhor dia para fazer compras e preparar ou pré-preparar o que for preciso. Olhe primeiro o que já tem na despensa, e faça uma lista do que realmente é preciso comprar. Se programar é essencial para não se perder e nem faltar nada ao longo da semana.

Fibras para que te quero

Ao planejar o cardápio da semana, dê prioridade à opções práticas, leves e nutritivas, como saladas, legumes, frutas e produtos integrais, que são ricas em fibras e aliados da saciedade. Uma opção mais prática para as verduras e legumes são as saladas mistas já higienizadas, que são vendidas em saquinhos. Já facilitam e poupam tempo, garantindo ótimas saladas em casa.

Comida congelada do bem

Escolha o dia da semana para fazer as compras e se puder já faça algumas preparações para serem congeladas, como por exemplo, feijão, legumes, carnes cozidas, sopas ou até mesmo sucos e separe em porções diárias. Assim não há desperdício ou preguiça para quando chegar tarde em casa do trabalho, estimulando a se alimentar sempre de forma saudável.

Mantenha-se focado

Evite ir com fome às compras pois pode atrapalhar nas suas escolhas. Compre o que planejou e o que é realmente necessário, não leve para casa doces, salgadinhos de pacote, bolachas recheadas, petiscos, pois na hora da fome, você não pensará duas vezes em consumir estes alimentos. Se você não os tiver em sua despensa, será mais fácil manter sempre uma alimentação saudável e nutritiva, não é mesmo?

De olho na validade

Outro grande problema de quem mora sozinho é o desperdício e o risco de intoxicação. Alguns alimentos às vezes ficam meses na geladeira e acabam passando da validade e estragando, então atenção aos rótulos e ao que se compra.

E o que beber?

Pra quem faz questão de uma bebida para acompanhar as refeições, se não puder preparar sucos naturais, polpas congeladas são uma boa opção, ou então água saborizada, que pode ser preparada com água natural ou gaseificada, adicionando rodelas de laranja ou limão com hortelã por exemplo.

Na hora do lanche

Iogurtes naturais ou gregos, cereais como aveia e granola com frutas podem ser algumas alternativas para se ter em casa, principalmente para quando surgir aquela vontade de comer um docinho, ou mesmo para os lanches intermediários para se levar no trabalho.

Massa é massa

Fuja completamente das massas instantâneas, sejam de saquinho ou pote, além de não serem nutritivas, são ricas em sódio e corantes. Uma massa não demora tanto tempo a cozinhar, varia de 8 a 12 minutos dependendo do tipo de massa ou se é integral. Uma boa sugestão é preparar com molho de tomate caseiro com especiarias.

Sanduíches no jantar

Os sanduíches podem ser uma opção para variar o jantar, mas saiba escolher bem os ingredientes. Escolha um tipo de proteína que pode ser frango ou carne desfiada, ou mesmo um filé grelhado, atum, ricota ou queijo e adicione sempre verduras e legumes, acrescentando alimentos e temperos que irão dar mais sabor, como cebolas, orégano, salsa, azeitonas e escolha um tipo de pão que pode ser integral, grãos, gergilim, sírio, francês… Fica sempre muito saboroso!

A princípio, cozinhar pode ser muito “trabalhoso”, mas quando perceber no quanto pode favorecer sua saúde e no seu bem-estar, se tornará um hábito prazeroso!

Imagem de Capa: Alex Blăjan de Unsplash

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS