Todos nós já ouvimos um “fato” sobre a comida que acreditávamos ser a verdade, apenas para descobrir mais tarde que era falso. Quando se trata de alimentação e nutrição, existem mitos e confusão de informações que circularam ao longo do tempo.

Continue lendo e confira uma lista com mitos alimentares mais comuns, e depois nos conte, se você também acreditava em todos eles:

 

1 – Macarrão não foi inventado pelos Italianos

the fresh pasta and machine on kitchen table scaled - Desvende 7 mitos sobre alimentos que você consome e acredita que são verdadeiros
Por master1305 no freepik

Apesar de o prato ser associado à cozinha italiana, ninguém sabe ao certo a origem da massa. Muitos povos afirmam serem os verdadeiros inventores, mas a verdade é que seu surgimento é um grande mistério.

A primeira referência e mais próxima ao ocidente do macarrão está no Talmud de Jerusalém, o livro que traz as leis judaicas, do século V antes de Cristo.

Apesar das confusões, uma coisa é certa: a partir do Século XIII, os italianos foram os maiores difusores e consumidores de massa do mundo todo. E a gente adora!

2 – Biscoitos da sorte não são Chineses

fortune cookie with paper scaled - Desvende 7 mitos sobre alimentos que você consome e acredita que são verdadeiros
Por Racool_studio no freepik

Também alvo de polêmicas, a origem do biscoito da sorte servidos em restaurantes chineses na verdade não é da China. Na realidade o biscoito era comum no Japão e a ideia foi copiada por vários restaurantes chineses – fora da China, fazendo com que você, que nunca esteve na China, acreditasse que o biscoito é tradicional de lá.

 

A verdadeira história dos biscoitos da sorte só foi descoberta nos anos 90, quando um historiador conseguiu chegar até a família japonesa que criou os famosos biscoitos.

3 – Suco vermelho da carne não é sangue

steak 4308529 1920 scaled - Desvende 7 mitos sobre alimentos que você consome e acredita que são verdadeiros
Por Reinhard Thrainer no Pixabay

Quando um animal é morto, o seu sangue é retirado quase que totalmente, restando apenas uma pequena quantidade.

O suco que você vê na carne é o resultado da mistura da água presente no tecido muscular do animal e de uma proteína chamada mioglobina, que quando se misturam, passam a ter uma coloração parecida com a do sangue.

4 – Margarina não é mais saudável que manteiga

butter 4872620 1920 scaled - Desvende 7 mitos sobre alimentos que você consome e acredita que são verdadeiros
Por ds_30 no Pixabay

Se for pensar em calorias, a manteiga e a margarina têm aproximadamente a mesma quantidade de calorias.

 

Nutricionalmente, embora a margarina seja feita de óleos vegetais, sendo desenvolvida como uma alternativa mais saudável à manteiga que é feita de gordura de origem animal e contém colesterol e gordura saturada, algumas margarinas são potencialmente prejudiciais por possuírem gorduras trans, que têm efeitos ainda mais adversos sobre o colesterol e a saúde do coração.

5 – O álcool não evapora quando você o usa em uma preparação quente

2020 11 18 - Desvende 7 mitos sobre alimentos que você consome e acredita que são verdadeiros
Reprodução

Todos nós ouvimos dizer que o álcool evapora quando adicionado à uma receita culinária, partindo do princípio de que o ponto de ebulição do álcool (78º C) é menor do que o da água (100º C).

Porém, estudos recentes feitos pela Universidade de Idaho e pela Universidade Estadual de Washington, ambas nos EUA, indicam que isso pode não ser verdade.

Para os estudos foram realizados testes em receitas com vários tipos de álcool. Os resultados indicaram que a porcentagem de álcool remanescente nas receitas variou entre 4% e 85%.

 

A liberação do álcool vai depender do tempo de fervura, o tipo de panela usada e o uso de outros ingredientes. Quanto menor for a panela utilizada, maior vai ser a retenção de álcool, por exemplo.

O fato é que a mistura da água com o álcool cria o que é conhecido como azeótropo que, quando fervido, não é capaz de eliminar 100% da bebida.

6 – Chocolate branco não é chocolate

white chocolate 380702 1920 scaled - Desvende 7 mitos sobre alimentos que você consome e acredita que são verdadeiros
Por caja no Pixabay

Mais um tema gerador de muita polêmica. A indústria alimentícia admite que chocolate branco não é chocolate, simplesmente porque não é feito com cacau.

O ingrediente usado na fabricação do chocolate branco é, na verdade, a sobra do processamento do cacau para o chocolate comum.

O chocolate preto tem como ingrediente principal o licor de cacau, já o branco é produzido a partir de manteiga (ou gordura) de cacau, que é o que sobra da produção do preto.

7 – Alimentos zero ou com baixo teor de gordura não são sempre melhores do que versões integrais

Design - Desvende 7 mitos sobre alimentos que você consome e acredita que são verdadeiros

Quando se trata de carne e alguns laticínios, geralmente é verdade que quanto menos gordura, melhor. Mas não é bem assim com alimentos processados.

 

Quando a indústria remove um determinado ingrediente (gordura) de certos alimentos, eles precisam compensar o sabor e textura adicionando outros ingredientes não tão saudáveis – como o açúcar por exemplo.

Os fabricantes alteram e compensam as proporções de açúcar, gordura, sal e outros ingredientes desses alimentos para não perder a palatabilidade.

Você sabia a verdade sobre esses mitos? Sabe mais algum que não está nesta lista? Conte-nos nos comentários!

Imagem de Capa: Rocapurpura no Pixabay 

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! 🍏

COMENTÁRIOS