“Uma maçã por dia mantém o médico longe” é um dos ditado mais populares do mundo, cuja sabedoria foi confirmada nos últimos anos por inúmeras pesquisas científicas. As maçãs são realmente um tipo de fruta “especial” a incluir na nossa alimentação diária.

Saborosas, suculentas e saudáveis, as maçãs são apreciadas por todos independentemente da idade, apesar de, infelizmente, essas frutas sejam carregadas de pesticidas com frequência pelos produtores.

Para usufruir plenamente de todos os benefícios que as maçãs oferecem (e poder comê-las com a casca) é portanto imprescindível comprá-las de agricultura orgânica ou sem tratamento químico.

Mas quais são os benefícios que as maçãs oferecem a quem as consome regularmente, todos os dias? Aqui estão os mais comuns:

Intestino saudável

As maçãs são ricas em substâncias das quais a maioria das pessoas nunca se cansam: fibras. Com 5 gramas por fruta média, uma única maçã atinge 20% da meta diária de fibra recomendada (25 gramas).

As fibras, lembre-se, não apenas facilitam a digestão e previnem a constipação, mas também promovem um microbioma mais saudável (ou seja, bactérias intestinais boas).

Grande parte da fibra encontrada nas maçãs vem da pectina, que produz um ácido chamado butirato. Isso é particularmente útil para nutrir a flora intestinal benéfica.

Peso ideal

De acordo com uma revisão de vários estudos em 2018, comer maçãs está associado a um peso menor. Nos cinco estudos em humanos analisados, 4 a 12 semanas consumindo 240 a 720 gramas de maçã ou suco de maçã por dia foi eficaz para perda de peso. Quantas maçãs exatamente? Uma maçã grande pesa cerca de 240 gramas.

Mantenha a inflamação sob controle

A inflamação sistêmica é um fator determinante para o surgimento de uma série de doenças crônicas. Comer uma maçã todos os dias pode ajudar com isso, já que a fruta é rica em um antioxidante chamado quercetina, que a pesquisa científica mostrou ser útil para reduzir a inflamação no corpo.

Enquanto isso, antioxidantes adicionais como catequina e vitamina C se juntam à mistura para reduzir o dano oxidativo nas células.

Reduz o risco de diabetes

Dado o alto teor de fibras e antioxidantes, comer uma maçã todos os dias pode ter um efeito positivo no controle do açúcar no sangue. Um estudo de 2013 descobriu que o maior consumo de maçã foi associado a um risco reduzido de desenvolver diabetes tipo 2.

Fortalecer o sistema imunológico

Geralmente, ao procurar uma fruta rica em vitamina C, as laranjas vêm imediatamente à mente, mas na verdade as maçãs também contêm este precioso micronutriente.

Uma maçã crua contém em média 14% das necessidades diárias de vitamina C, o que ajuda a manter o bom funcionamento do sistema imunológico, pois suas propriedades antioxidantes protegem contra patógenos e reduzem o estresse oxidativo. As deficiências dessa vitamina foram associadas ao aumento da suscetibilidade a infecções.

Reduza o risco de morte por qualquer causa

Um estudo de 2016 que acompanhou uma amostra de mulheres mais velhas por 15 anos descobriu que aquelas que comiam mais maçãs tinham menos probabilidade de morrer por qualquer causa.  Notavelmente, as mulheres no estudo tiveram um risco menor de morte por doenças cardíacas e câncer.

Combate à hipertensão

Os flavonóides contidos nas maçãs, mas também nas frutas vermelhas e no chá, ajudam a baixar a pressão arterial. Os resultados de um estudo recente, realizado na University of Readings, no Reino Unido, confirmam a importância de ingerir alimentos como maçãs para combater a hipertensão.

Mantenha o colesterol sob controle

A pesquisa mostrou que consumir maçãs todos os dias (2 neste caso) é o segredo para reduzir o colesterol. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que comiam maçãs diariamente tinham vasos sanguíneos mais saudáveis.

O estudo envolveu a reineta do Canadá, particularmente rica em proantocianidinas (uma classe de polifenóis), mas os pesquisadores estão convencidos de que os mesmos benefícios também são encontrados no consumo de outras variedades de maçã.

Parece que o ditado está mesmo certo, concorda? 

Por Green Me

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: Lookstudio no Freepik

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?