Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama está entre os primeiros com maior número de casos e é a quinta causa de morte por câncer em todo o mundo.

Segundo estudo publicado na revista Scientific Reports, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Tulane conseguiram identificar o gene responsável pelo crescimento rápido de um tipo agressivo de câncer de mama.

E o melhor da notícia, é que eles também descobriram como desativar esse gene impedindo que esse câncer se desenvolva. Devido aos resultados positivos, o possível tratamento e prevenção, já está em aprovação da FDA para iniciar os ensaios clínicos.

Na investigação, foram examinado dois genes, incluindo o que foi descoberto pelos pesquisadores de Tulane, que causam câncer de mama triplo negativo (TNBC) que é considerado o mais agressivo dos cânceres de mama.

Os testes realizados com camundongos, foi utilizado um inibidor do gene, comprovando anular o crescimento do câncer e que eles se espalhasse para outros órgãos, a chamada metástase.

O desligamento do gene não apenas interrompeu o crescimento do tumor, mas fez com que os tumores existentes diminuíssem para níveis indetectáveis.

“Nossas descobertas mostram que ambos os genes desempenham um papel no crescimento e na metástase do câncer de mama”, disse Dr. Reza Izadpanah, líder da equipe médica.

Dr. Reza Izadpanah breast cancer research Tulane University released scaled - Descoberto como desativar gene que faz com que câncer de mama desenvolva
Dr Reza Izadpanah / Imagem de câncer de mama na pesquisa – Fonte: Universidadade de Tulane

“É importante observar que essa descoberta é o resultado de um esforço verdadeiramente colaborativo entre pesquisadores de ciências básicas e clínicos”. Izadpanah continuou.

“Esta emocionante descoberta pode desempenhar um papel como um novo alvo terapêutico no tratamento do câncer de mama. ” completou Izadpanah.

Todos os anos, milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer de mama, e esta grande descoberta traz uma forte esperança na vida de tantas mulheres que sofrem com este mal ou mesmo daquelas que fazem parte do grupo de risco!

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS