Para quem não sabe, a vitamina D é um pró-hormônio que ajuda o corpo a absorver melhor o cálcio, que não apenas sustenta ossos e dentes fortes, mas também protege contra certas doenças.

Conhecida como vitamina do “sol”, dependendo da região onde vivem, algumas pessoas podem não conseguir obter o suficiente dessa vitamina apenas com a exposição ao sol.

Entretanto, também é possível receber a dose diária recomendada desta vitamina tão necessária através de alimentos integrais e suplementos.

Mas por que o corpo precisa de vitamina D e como uma deficiência pode afetar sua saúde?

Essencial ao organismo, a vitamina D é classificada como D2 e D3.

Em suma, podemos obter vitamina D2 tomando suplementos ou consumindo alimentos fortificados, como laticínios com baixo teor de gordura, peixes gordurosos e fígado, por exemplo.

Por outro lado, podemos receber vitamina D3 sendo expostos à luz solar, consumindo alimentos fortificados ou tomando suplementos.

A razão pela qual as vitaminas D2 e D3 são consideradas vitaminas essenciais é que o corpo é incapaz de produzir essas vitaminas por conta própria. Em vez disso, eles devem vir de fontes externas, como alimentos, luz solar e suplementos.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE UMA DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D?

Os sintomas associados à deficiência de vitamina D podem variar dependendo da carência de um indivíduo quando se trata dessa vitamina essencial. O mesmo também se aplica à gravidade dos sintomas também. Dito isto, alguns dos sintomas mais comuns incluem

  • Tornar-se mais suscetível a doenças e infecções
  • Fadiga crônica
  • Dor nos ossos
  • Dor nas costas
  • Perda de cabelo
  • Depressão
  • Feridas que não cicatrizam ou demoram a cicatrizar.

Quanto mais tempo um indivíduo permanecer com deficiência de vitamina D, mais graves serão os sintomas; alguns dos sintomas associados a uma deficiência de longo prazo podem incluir:

  • Ganho de peso extremo
  • Pressão alta
  • Diabetes
  • Doença neurodegenerativa
  • Fibromialgia

COMO CORRIGIR UMA DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D

Se seu objetivo é aumentar seus níveis de vitamina D2 ou D3, você não quer aumentar sua ingestão muito drasticamente. Até esse ponto, a maioria dos médicos e nutricionistas aconselhará os indivíduos a não excederem mais de 4.000 UI por dia para evitar toxicidade.

De acordo com vários estudos, consumir grandes quantidades dessa vitamina pode causar hipervitaminose D, uma condição caracterizada por calcificação óssea excessiva e endurecimento dos vasos sanguíneos, rins e coração.

É bom manter um consumo regular de alimentos ricos em vitamina D3. Juntamente com produtos lácteos com baixo teor de gordura, peixes gordurosos e fígado, a vitamina D2 também é abundante em frango, peixe-espada, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos crus.

Adicionando, você provavelmente obterá melhores resultados consumindo alimentos integrais e obtendo um mínimo de 10 a 20 minutos de exposição ao sol por dia.

COMO A VITAMINA D2 E D3 PODE MELHORAR A SUA SAÚDE?

Agora que temos uma compreensão básica de como a deficiência de vitamina D2 e D3 afeta negativamente o corpo, vamos dar uma olhada em como os níveis ideais dessa vitamina essencial podem melhorar a saúde:

1 – DENTES E OSSOS FORTES

O corpo precisa de vitamina D2 e D3 para regular o cálcio e também para manter níveis adequados de fósforo no sangue. Esses dois componentes são críticos para ossos e dentes fortes.

Sem vitamina D, o cálcio que consumimos, seja como alimentos integrais ou como suplementos, seria excretado pelos rins como qualquer outro material residual. A incapacidade do corpo de absorver cálcio também leva a uma queda nos níveis de fósforo, o que complica ainda mais as coisas.

2 – SISTEMA IMUNE MAIS FORTE

As vitaminas D2 e D3 podem ajudar a fortalecer nosso sistema imunológico. E esse esforço ajuda bastante a combater uma variedade de doenças.

3 – RISCO DE CÂNCER REDUZIDO

Além de ajudar a reduzir o risco de diabetes, há evidências sugerindo que as vitaminas D2 e D3 também podem reduzir o risco de desenvolver certos tipos de câncer. De acordo com um estudo, níveis adequados de vitamina D2 e D3 demonstraram reduzir a progressão do câncer.

4 – MELHORIA DA SAÚDE GERAL

Níveis ideais de vitamina D2 e D3 demonstraram reduzir o risco de desenvolver diabetes , promovendo a secreção de insulina e a tolerância à glicose. Esta vitamina essencial também pode reduzir o risco de desenvolver pressão alta, artrite reumatoide, doença de Alzheimer e Autismo.

5 – GRAVIDEZ SAUDÁVEL E BEBÊS SAUDÁVEIS

Para futuras mamães, manter um nível saudável de vitaminas D2 e D3 é fundamental para uma gravidez saudável. As mães também devem fazer questão de fornecer a seus recém-nascidos e bebês a quantidade certa da vitamina essencial para sua saúde e desenvolvimento geral.

Bebês e crianças pequenas com baixos níveis de vitamina D2 e D3 são mais propensos a desenvolver raquitismo, uma doença que faz com que seus ossos amoleçam.

6 – OSTEOPOROSE

Semelhante às crianças, adultos com baixos níveis de vitamina D2 e D3 também podem desenvolver ossos fracos; no entanto, ao contrário do raquitismo, a condição está ligada à osteoporose.

Além da baixa densidade óssea, a osteoporose também pode causar fraqueza muscular. Dito isto, a osteoporose é especialmente comum em mulheres na pós-menopausa e homens com 70 anos ou mais.

Grandes razões para obter sua vitamina D

Para resumir, há muitas razões para manter os níveis de vitamina D2 e D3. A melhor maneira de fazer isso é fazer mudanças sutis na dieta, tomar suplementos e obter exposição solar suficiente.

Também é uma boa ideia falar com um médico ou nutricionista. Esses profissionais podem ajudá-lo a identificar quanto dessa vitamina essencial você precisa com base em sua idade e saúde, pois isso ajudará a evitar uma possível toxicidade da vitamina.

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: Freepik 

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?