No estudo mais extenso sobre sonhos até hoje, os cientistas descobriram que nosso sonho serve como uma continuação da vida real. Publicados na revista científica Royal Society Open Science, os cientistas descobriram em suas pesquisas como os sonhos e a vida realmente são interconectados.

Há séculos as pessoas se perguntam de onde vêm os sonhos e o que eles significam. Agora, os cientistas parecem ter encontrado algumas respostas concretas sobre o mistério dos nossos sonhos.

Muitas civilizações antigas pensavam que os sonhos aconteciam por motivos sobrenaturais ou espirituais. No entanto, no mundo de hoje, as pessoas tendem a olhar para a vida em busca de pistas para interpretar seus sonhos.

Frequentemente, carregamos nossas vidas conosco mesmo durante o sono, talvez tentando resolver situações da vida real em sonhos.

“A pesquisa forneceu repetidamente um forte apoio para o que os cientistas do sono chamam de ‘hipótese de continuidade dos sonhos’: a maioria dos sonhos é uma continuação do que está acontecendo na vida cotidiana”, disseram os pesquisadores no estudo.

“Acontece que a vida cotidiana afeta os sonhos (por exemplo, a ansiedade na vida leva a sonhos com afeto negativo) e vice-versa (por exemplo, os sonhos afetam as habilidades de resolução de problemas).”

O QUE NOSSOS SONHOS REALMENTE SIGNIFICAM?

O cientista da computação Alessandro Fogli, pesquisador da Roma Tre University, na Itália, conduziu o estudo. Sua equipe incluiu os pesquisadores Daniele Quercia e Luca Maria Aiello também. A equipe analisou mais de 24.000 sonhos de um enorme banco de dados público de relatórios de sonhos chamado DreamBank. Ao fazer isso, eles surgiram com as seguintes hipóteses sobre nossas visões noturnas:

• Cerca de 80% dos nossos sonhos são vivenciados na perspectiva da primeira pessoa. Eles tendem a envolver situações comuns em que nos encontramos durante a vida cotidiana.

• Os sonhos femininos são caracterizados mais por emoções do que por atividades. Geralmente envolvem um nível limitado de agressão. Os homens tendem a ter visões mais agressivas, talvez porque suprimem mais as emoções na vida real. As mulheres falam mais sobre como se sentem, de modo que seus sonhos envolvem sentimentos na maioria das vezes.

• Os sonhos dos adolescentes tendem a envolver mais emoções negativas, provavelmente devido à exposição a novas experiências sociais. No início da vida adulta, eles podem sonhar com encontros íntimos enquanto se envolvem em interações sexuais.

• Os sonhos dos veteranos de guerra costumavam envolver emoções negativas e agressão. Entre os veteranos do Vietnã, os pesquisadores descobriram que isso é preciso, pois os sonhadores experimentam culpa e violência nos sonhos.

• Os cegos, compreensivelmente, mostraram imaginação exacerbada em relação aos personagens e imagens em sonhos. Muitos deles precisam de cuidadores na vida real, que na maioria das vezes são mulheres. Como tal, seus sonhos tendiam a apresentar cuidadoras em alguns aspectos.

• Os sonhos gravados durante períodos de agitação social tendem a apresentar mais agressividade. Por exemplo, durante os ataques terroristas de 11 de setembro, muitas pessoas nos Estados Unidos tiveram um aumento nos sonhos com explosões, morte e fogo. Mesmo apenas ouvir sobre o evento e não experimentá-lo causou um aumento nos sonhos traumáticos.

HISTÓRIA E INTERPRETAÇÃO MODERNA DOS SONHOS

Pesquisas sobre sonhos feitas no século 20 revelaram conclusões semelhantes sobre os sonhos. Por exemplo, Sigmund Freud e outros descobriram que os significados dos sonhos podem originar-se das experiências da vida real de uma pessoa.

Hoje, os terapeutas tentam decodificar os sonhos dos patentes usando relatórios de sonhos. Eles tentam encontrar pistas ou padrões que possam espelhar coisas que vivenciam em sua vida diária para explicar seus sonhos.

A interpretação dos sonhos pode ajudar as pessoas a melhorar suas vidas enquanto trabalham para desvendar significados ocultos. Os cientistas do sono desenvolveram maneiras sofisticadas de compreender os sonhos. Até à data, o sistema Hall e Van de Castle continua a ser o mais conhecido.

ESTE SISTEMA PARA INTERPRETAR RELATOS DE SONHOS CODIFICA OS SONHOS POR TRÊS CRITÉRIOS PRINCIPAIS:

• os personagens que aparecem,
• as interações entre personagens,
• e os efeitos que essas interações têm sobre os personagens.

No entanto, o processo tedioso de examinar relatos de sonhos para identificar temas e padrões pode levar algum tempo. Para resolver este problema, os cientistas do sono têm procurado sistemas que automatizem a tarefa de analisar sonhos.

Neste último estudo sobre sonhos, os pesquisadores encontraram uma maneira de realizar pesquisas sobre sonhos usando soluções algorítmicas.

“Projetamos uma ferramenta que pontua relatórios de sonhos automaticamente, operacionalizando a escala de análise de sonhos amplamente usada por Hall e Van de Castle”, explicam os pesquisadores no relatório.

“Nós validamos a eficácia da ferramenta em relatórios de sonhos anotados à mão… e testamos o que os cientistas do sono chamam de ‘hipótese de continuidade’ nesta escala sem precedentes.”

Ao usar essa ferramenta de processamento em suas pesquisas de sonho, ela simplificou muito o sistema Hall e Van de Castle. Eles encurtaram o texto em relatos de sonhos e ainda se concentraram nos personagens, nas interações entre eles e nas palavras emocionais.

Em uma comparação entre a ferramenta de processamento de linguagem e notas escritas à mão de relatos de sonhos por especialistas, os resultados corresponderam cerca de 75% das vezes.

Embora o sistema não seja à prova de falhas, ele ainda mostra uma grande promessa no futuro das tecnologias de análise de sonhos. A pesquisa sobre sonhos provavelmente continuará a evoluir e fornecerá mais informações sobre os verdadeiros significados dos sonhos.

O FUTURO DA PESQUISA DOS SONHOS

A equipe diz que em um futuro não muito distante, eles esperam trabalhar com várias comunidades de pesquisa e profissionais que possam se beneficiar desta tecnologia. Eles até falaram sobre a possibilidade de integrar sua ferramenta com ‘com um aplicativo móvel com o qual os usuários possam registrar seus sonhos de forma conveniente’.

A equipe de Fogli explicou que este aplicativo pode ajudar a explicar a relação entre bem-estar e sonhos. Uma vez que coletaria pontuações de bem-estar relatadas pelos próprios, isso pode ajudar os sonhadores a compreender sua saúde emocional interior.

Os pesquisadores acreditam que seu estudo sobre os sonhos tornará ‘possível construir tecnologias que preencham a lacuna atual entre a vida real e os sonhos’.

Em última análise, os pesquisadores acreditam que seu estudo sobre os sonhos apóia a hipótese da continuidade. Isso afirma que os sonhos são essencialmente uma continuação de nossas experiências na vida cotidiana.

De acordo com a equipe de pesquisa, vários “marcadores estatísticos” em relatórios de sonhos mostraram um reflexo da vida diária dos sonhadores. Para saber mais sobre essa análise, visite este site, que replica os dados do estudo.

SONHOS MAIS COMUNS

Na pesquisa de sonhos, os cientistas geralmente encontram um padrão entre os sonhos. Os seguintes sonhos parecem ocorrer com uma frequência impressionante, indicando que muitos de nós temos encontros diários semelhantes:

• SONHOS DE QUEDA.

Este cenário pode indicar que você se sente fora de controle ou estressado demais com suas responsabilidades. Você pode estar inconscientemente procurando por uma fuga de sua vida diária.

• LESÕES, MORTE OU PERDA DE DENTES.

Esses temas podem indicar uma falta de autoestima subjacente. A morte pode não significar o fim literal da vida, mas o fim de um capítulo específico. A perda de dentes também pode transmitir uma sensação de perda de controle ou raiva reprimida.

• FICAR ENVERGONHADO EM PÚBLICO OU SER REPROVADO EM UM TESTE.

Você provavelmente se sente estressado e preocupado ao longo do dia, o que se transfere para seus sonhos. Analise sua vida diária para descobrir por que você pode se sentir ansioso com alguma coisa.

• ESTAR NU.

Isso indica que você tem medo de que algo exponha um segredo sobre você. Ou você não quer se sentir vulnerável na frente de certas pessoas. Você pode se sentir inseguro ou envergonhado com a revelação de fraquezas específicas.

• SENDO PERSEGUIDO.

Em seu estudo sobre sonhos, os especialistas em sonhos acreditam que isso pode significar que você deseja evitar conflitos. Você pode sentir que fugir dos problemas é mais confortável do que enfrentá-los.

• SONHOS SOBRE O APOCALIPSE OU DESASTRES NATURAIS.

Se você tem esses sonhos, não se preocupe, porque muitas pessoas os têm de vez em quando. Você pode se sentir ameaçado ou como se tivesse perdido o controle na vida real. Ou talvez um grande evento traumático tenha acontecido, como 11 de setembro, para provocar esse tipo de sonho.

• BATENDO SEU CARRO.

Você pode achar que não tem suporte emocional adequado na vida real. Ou talvez você tenha problemas para se conectar com as pessoas ao seu redor.

SEU PARCEIRO TE TRAINDO OU DEIXANDO VOCÊ.

Esses tipos de sonhos não devem ser interpretados literalmente; no entanto, pode significar que você se sente inseguro em seu relacionamento. Você pode sentir que seu parceiro está se afastando ou não está tão envolvido com você quanto você gostaria.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não é de surpreender que o estudo mais extenso sobre sonhos, até hoje, descobriu que nossa vida real é transportada para nossas reflexões noturnas. A pesquisa continua a mostrar a forte ligação entre a vida cotidiana e os sonhos e revela novas tecnologias para analisar os sonhos.

Quando sonhamos, os cientistas acreditam que estamos tentando resolver problemas ou compreender situações em nossas vidas despertas. Os sonhos típicos vividos pelas pessoas comprovam essa teoria e mostram como somos semelhantes, apesar de nossas diferenças.

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: Bruce Christianson no Unsplash

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS