Pesquisadores descobriram que os avós que dedicam tempo para cuidar dos netos vivem por mais tempo. Tendo essa vantagem sobre aqueles que não cuidam.

Um estudo publicado na revista Evolution and Human Behavior analisou mais de 500 idosos avós da Alemanha e da Suíça e descobriu que aqueles que cuidaram de seus netos viveram cerca de 5 anos a mais do que aqueles que não tinham essa rotina.

O autor da pesquisa, Ralph Hertwig e diretor do Center for Adaptive Rationality do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano em Berlim, observou que avós devem dedicar mais tempo de cuidados aos netos mas em níveis moderados, para não sobrecarregar e causar um certo grau de estresse. Apesar de não existir pesquisas suficientes sobre como ser babá pode afetar a saúde os avós.

O pesquisadores também encontraram um efeito parecido entre idosos sem netos mas que cuidavam de crianças que não pertenciam a própria família e esses viveram em média três anos a mais.

Cuidar de netos ou outras crianças é uma grande vantagem!

Eles descobriram o por quê de existir os inúmeros benefícios que as babás sêniors têm.

grandma with girl at home having fun scaled - Cuidar de seus netos poderia ajudá-lo a viver mais?
Imagem freepik

Para realizar a pesquisa, foram coletado dados no Berlin Ageing Study entre os anos de 1990 e 2009. Ao longo do estudo, analisaram os efeitos de um idoso dedica-se como babá regularmente.

 

Os avós que cuidam dos netos têm um senso de propósito e são mantidos mais física e mentalmente ativos do que os idosos que não são babás. Por esses benefícios que os idosos que cuidam dos netos acabam por viver mais tempo.

Os autores sugerem que a resposta para esse acontecimento pode estar nas raízes evolutivas profundas do comportamento pró-social ou altruísta.

Lembrando que para quaisquer benefícios de cuidar deve-se sempre ter limites, pois quando os avós recebem a tarefa de custódia total e cuidados altamente estressantes, o risco para a saúde aumenta, e o que buscamos é um relacionamento saudável para todos os familiares.

Imagem de Capa: freepik 

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! 🍏

COMENTÁRIOS