As crianças posam satisfeitas para a foto e sorriem todos os domingos de manhã depois de coletar centenas de lixo plástico na praia. Eles são filhos de uma vila de pescadores perto de Mahajanga, a cidade das flores em Madagascar.

Fundada em 2014, a associação sem fins lucrativos “Mahajanga Ville Propre” (Mahajanga Cidade Limpa) surgiu com a ideia de resgaste ambiental, em especial à conservação das tartarugas marinhas, que estão entre as mais vulneráveis devido à poluição por plásticos presentes no mar e que elas confundem com alimentos.

Segundo o WWF, 82 % das tartarugas marinhas têm no estômago quantidades consideráveis de plástico que muitas vezes causam a sua morte.

O projeto envolve crianças da vila de pescadores ′′Pequena Praia′′ em Amborovy, Mahajanga, no Madagascar. Todos os anos, essas crianças recolhem mais de 12 toneladas de plástico na praia.

Com isso, além de conservar tartarugas e ecossistemas marinhos de Mahajanga, esse trabalho também inclui a conscientização das crianças nas escolas locais, com esperança de que a geração futura desenvolva uma cultura de respeito pelo meio ambiente.

A associação também luta em sensibilizar os pescadores quanto a poluição, para que evitem atirar no mar pedaços de redes inutilizáveis e fazer com que eles próprios sejam os protetores deste recurso alimentar.

Imagem de Capa: Facebook

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS