Na verdade, esse corrimão já existe há mais de quatro anos, mas tornou-se viral esta semana. Em janeiro de 2017, em Nápoles, no Sul da Itália, o Castelo de St. Elmo ganhou um trabalho inclusivo que consiste num enorme corrimão metálico com inscrições em Braille que percorre todos os caminhos e escadarias da sua Praça das Armas.

 

O trabalho foi realizado pelo artista italiano Paolo Puddu, formado na Academia de Belas Artes napolitana. Nesta fortaleza da Idade Média por onde passam normalmente milhares de turistas todos os anos, a envolvente vista de 360 graus do topo da colina é para toda a cidade e com o imponente Monte Vesúvio.

A iniciativa, que também ganhou um concurso chamado “Uma obra para o castelo”, onde o tema era “Apenas um olhar — relações e encontros”, permite a todos os deficientes visuais que visitam o Santo Elmo leiam em braille toda a história e entendam a paisagem, através da experiência de seguirem o corrimão com os dedos.

 

Até então, a importante iniciativa passou despercebida a muitos, porém em agosto de 2021 uma imagem da grade do Castelo de St. Elmo viralizou e se tornou notícia mundial, pela iniciativa que pode ser seguida por vários outros lugares turísticos pelo mundo.

Imagem de Capa: Instagram

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS