Atualmente estamos ao meio de uma “pandemia global”, segundo declarou a Organização Mundial da Saúde sobre o surto de coronavírus. Com tantas informações circulando pelas redes sociais, podem surgir inúmeras dúvidas.

Mas o que podemos fazer para evitar o contágio?

O Covid-19 é transmitido entre humanos através de gotículas que saem da boca ou do nariz de pessoas que estão infectadas, como também através do contato em objetos ou locais que foram contaminados pelo vírus.

A OMS pede que tenhamos cuidados básicos de higiene, lavando as mãos com frequência, utilizando água e sabão. Na falta de opção para lavar as mãos, o álcool gel funciona muito bem. Se for tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o braço ou utilize lenço de papel e o jogue no lixo, higienizando as mãos logo a seguir.

Evite lugares com multidões e mantenha sempre no mínimo um metro de distância de todas as pessoas, e evitem tocá-las! Cumprimento por agora, só de longe.

É de extrema importância também evitar tocar olhos, nariz e boca, mas isso pode ser bem mais complicado, porque ninguém consegue parar de tocar no rosto.

Porém, é importante que de alguma maneira as pessoas se eduquem pois caso transporte o coronavírus nas mãos, ao tocar o rosto, podem acabar por contraí-lo ou transmití-lo pelas vias respiratórias. E nossas mãos tocam superfícies diversas o tempo todo. Mas parar com esse hábito pode ser mais trabalhoso do que parece.

Um estudo publicado pela Universidade de New South Wales na Austrália, observou o comportamento de 26 participantes e descobriu que cada um dos envolvidos na investigação tocaram o rosto, em média, 23 vezes por hora.

De todos os toques faciais, 44% deles as mãos mexiam diretamente na boca, no nariz ou nos olhos, as áreas de mucosas que são portas de entrada para o vírus penetrar o organismo e provocar o temível Covid-19.

O ato de tocar o rosto é algo muito espontâneo nos humanos, e muitas das vezes nem nos damos conta ao fazê-lo. Entretanto, agora é um momento de controlarmos nossos instintos e mantermos a mãos longe do rosto, podendo evitar uma possível contaminação.

E é claro, realizar sempre a higiene das mãos que é um método preventivo essencial e barato para interromper o ciclo de colonização e transmissão.

Não consegue se controlar? Existem truques para evitar levar as mãos ao rosto e previnir a contaminação por coronavírus:

Ter lenços de papel sempre à mão

Além de poder utilizá-los quando for tossir ou espirar, quando for coçar o nariz ou necessitar mexer em qualquer outra parte do rosto, o papel descartável é um meio de evitar o contato direto com as mãos.

Mantenha as mãos ocupadas

Se manter as mãos ocupadas com, por exemplo, uma bolinha anti-stress, um elástico no pulso ou outro objeto que permita distrair-se com as mãos, é possível que diminua a mania de levar as mãos ao rosto. Só não se esqueça de que é preciso higienizar regularmente qualquer que seja o item de sua escolha.

Lave as mãos com sabonetes perfumados

Lavar as mãos com sabonetes com cheiros intensos pode ajudar, pois assim que leva a mão próxima ao rosto, ao sentir o cheiro, se lembrará de que não deve tocá-lo. Te deixando mais atento e ciente ao ato que é muito das vezes feito sem perceber.

Rói as unhas? Use um esmalte amargo e pare já!

Una o útil ao agradável e aproveite para parar agora com esse péssimo hábito. Além de parar de tocar o rosto e em especial a boca, esse truque pode fazer com que você interrompa essa mania e se reeduque.

Utilize o site “Do Not Touch Your Face”

Enquanto você trabalha no computador, essa ferramenta ajuda a evitar tocar o rosto, através de um monitoramento pela sua webcam. Usando a sua câmera, você treina um algoritmo para reconhecê-lo tocando seu rosto.

Depois de treinado, ele o observa e envia um alerta quando percebe que você toca seu rosto. Com o tempo, pode ser que você pare realmente com o costume de por a mão no rosto a todo momento.

Estamos todos orientados sobre os cuidados para se evitar o contágio, mas pode ser que não nos impeça de entrar em contato com o coronavírus. Por isso é importante cada um fazer sua parte para evitar a possível propagação do COVID-19!

Imagem de Capa: Ani Kolleshi no Unsplash

Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS