É muito provável que você já tenha um exercício físico preferido. Seja desde o simples caminhar ou correr pelas ruas do seu bairro ou em um parque, pois também entra em contato com a natureza, até atividades físicas que exijam uso de equipamentos mais específicos.

Mas talvez, mesmo que goste muito dessas atividades e goste mais ainda da maneira como se sente quando as pratica, de alguma forma ultimamente, você não consegue reunir a energia necessária para se exercitar.

Você até sabe disso tudo e gostaria de se manter ativo, mas não está com a mínima disposição. E malhar vai melhorar seu humor e fazer você se sentir melhor. Mas por causa do seu humor atual, você não quer se exercitar. Esse enigma parece familiar?

Qualquer um pode ficar preso nessa rotina. Pode ser pelo trabalho ou responsabilidades pessoais e com familiares que estão consumindo muito do seu tempo e energia.

Você precisa encontrar uma maneira de sair desse ciclo.

Recuperar o ritmo requer encontrar um jeito de voltar a se exercitar; o que você precisa é de uma maneira de começar de novo.

Como você pode começar? Dessa lista, encontre uma ou duas das idéias que você acha que pode implementar facilmente. Depois de recuperar ânimo e o prazer de iniciar – e terminar um treino, você ficará surpreso não apenas com o quão melhor você pode se sentir em um curto período de tempo, mas também com o quanto tudo parecerá melhor.

Aqui estão 7 maneiras de se motivar para o treino

1. Não seja sugado pelo buraco negro do sofá

Assim que terminar as atividades do trabalho e estiver em casa, vista suas roupas de ginástica e saia logo pela porta. Se você se sentar no sofá confortável, será necessário mais coragem para seguir em frente. Pense no seu sofá como uma areia movediça e não seja puxado para a armadilha.

É uma lei simples da física – a primeira lei de Newton: um objeto em repouso tende a permanecer em repouso; um objeto em movimento tende a permanecer em movimento.

Você pode se aconchegar no sofá confortável após o treino. Mas primeiro, enquanto você ainda estiver em atividade, mantenha-se em movimento e faça seu treino.

2. Encontre um parceiro de responsabilidade

Os estudos mostram que ter um parceiro de responsabilidade aumenta muito a frequência e o sucesso dos exercícios. Converse com alguns de seus amigos e encontre alguém que tenha o mesmo horário que você, e com isso será mais fácil se motivar para o treino.

Talvez você tenha um amigo que gostaria de caminhar de manhã cedo antes do trabalho, ou alguém que gostaria de fazer uma aula de dança logo após o término do trabalho. Saber que você tem esse parceiro fará com que você pense duas vezes antes de cancelar o treino.

Não é necessário que todos os seus exercícios incluam seu parceiro, mas, mesmo que você encontre essa pessoa uma vez por semana, isso ajudará você a manter seu treino em outros dias.

Se você realmente acha que precisa de um parceiro de responsabilidade o tempo todo, encontre 2-3 pessoas para garantir os dias de treinos da semana.

Se acaso for o seu parceiro a cancelar, esteja preparado para isso e mantenha sua programação. Se seu parceiro está sempre tentando cancelar ou reagendar, provavelmente precisará encontrar um novo parceiro.

3. Ou torne-se você um parceiro de responsabilidade

Comprometa-se com 30 dias de um plano de exercícios. Olhe para o seu calendário e planeje quais dias e horários você vai se exercitar, incluindo qual será o treino. Permita-se duas “alterações” para alguma situação extra, mas apenas duas.

Mas você só deseja fazer isso para os eventos necessários da vida. Apertar o botão de soneca porque você acordou muito cansado não é uma boa desculpa.

Se você se manter fiel aos 30 dias desse plano, logo se tornará um hábito e será mais simples daqui para frente, enquanto você colhe os benefícios de se sentir melhor, melhorar o humor e ter mais energia.

4. Integre alguns mini-movimentos ao seu dia

Se você trabalha sentado diante de uma mesa a maior parte do dia, será bom sair e mexer o corpo depois. Mas, às vezes, parece difícil sair dessa rotina sedentária.

Uma solução é manter pequenas atividades durante todo o dia. Defina alguns alarmes no telefone durante o dia e, quando eles dispararem, dedique alguns minutos para fazer diferentes movimentos físicos.

Alongamentos para a frente ou laterais são algumas idéias. Você pode ficar encostado na parede e “descolar” dela, sentindo cada vértebra e liberando a região lombar. Tire os sapatos e mexa os dedos dos pés. Exercite as panturrilhas, ficando em pé e levantando os calcanhares para cima e para baixo.

Esses pequenos movimentos feitos 2-3 vezes ao longo de sua jornada de trabalho podem parecer insignificantes, mas manterão a sua sintonia um pouco mais física, para que você fique mais motivado a ter sessões de treino maiores, mais longas e “reais”. Pense neles como aperitivos e seu treino é a grande refeição.

5. Coma alimentos frescos

Falando de uma grande refeição, o que comemos e bebemos está relacionado à forma como nos sentimos. Portanto, se você não está comendo muito bem atualmente, comprometa-se a comer pelo menos um item novo e de qualidade diariamente.

Talvez uma maçã como lanche da tarde. Ou talvez você prepare uma salada agradável para acompanhar o seu jantar.

Às vezes, estamos tão ocupados em fuga que não percebemos que não estamos comendo tão saudavelmente quanto gostaríamos. Ao fazer a escolha consciente de alimentos frescos, você está cuidando de si mesmo, o que, por sua vez, fará você pensar nos mesmos tipos de escolhas quando se trata de exercício.

Outro benefício é que, se você está comendo bem, pode se sentir “mais leve” e ter mais energia para se exercitar.

6. Crie um Alter Ego

Pode parecer meio doido no começo, mas empregar o uso de um alter ego pode ser uma ótima maneira de romper um hábito ou criar algumas mudanças que você deseja na vida.

Em seu livro The Alter Ego Effect, Todd Herman ilustra como um Alter Ego é um truque mental para melhorar sua vida. Muitos artistas famosos usaram alter egos para superar o medo do palco.

Como isso funciona para você? Você pode estar cansado demais para malhar no final do dia, mas seu alter ego não está.

Digamos que você crie um personagem chamado “Ironman”. Claro, quando você encerra um longo dia de trabalho, pode convencer-se a querer relaxar no sofá. Mas Ironman não se sente assim – ele está pronto para calçar o tênis e correr!

7. Água, Água em Todo Lugar

Às vezes, as regras mais simples são as mais importantes. Todos sabemos que devemos ser hidratados ao longo do dia. Mas se você está ocupado o dia todo com o trabalho e toma um grande copo de café a manhã inteira, de repente pode ser no início da tarde que você percebe que não tomou água hoje.

A água melhora o humor e reduz a fadiga. Esses dois fatores ajudarão você a se motivar para o treino. Certifique-se de consumir água durante todo o dia e, se você tomou café, beba um pouco de água extra para neutralizar o efeito desidratante.

Pensamentos finais

Então, como você está planejando ir esta semana? 

Motive-se a se exercitar – tome um grande copo de água, pegue seu calendário e pense em que tipos de exercícios você deseja fazer.

Se você ligar para um amigo e pedir que ele seja um parceiro de responsabilidade, ou se você imaginar um alter ego para poder aproveitar seu poder, use desse truque para voltar ao caminho da atividade.

Lembrando que exercícios físicos não é só para emagrecer, não é só questão de estética, mas muito mais importante de tudo: SAÚDE!

Você sabe como se sente bem quando faz isso, então dê a si mesmo esse presente. Você não precisa esperar até amanhã – coloque agora seu tênis!

Por Lifehack

Traduzido e adaptado por Equipe Ideias Nutritivas

Imagem de Capa: Pixabay

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS