Após o nascimento de um filho, uma nova etapa na vida da mulher se inicia e muitas mudanças acontecem a todo momento de forma inevitável. E uma das dúvidas que muitas mulheres têm é como seu corpo ficará após nove meses de gestação.

Durante a gravidez, o corpo da mulher muda e se adapta fisicamente para que o bebê possa crescer e se desenvolver no útero. Uma das mudanças é a distensão dos músculos abdominais e pelo menos um pouco de ganho de peso, e como os músculos são altamente alongados pode levar alguns meses para que voltem ao normal.

Além disso, a maioria tem distensão nas alças intestinais, dando até a impressão de que ainda tem o bebê dentro da barriga. Essa distensão é mais comum nas mulheres que se submetem a parto cesárea, entretanto, independente do tipo de parto, após alguns dias, o inchaço vai diminuindo aos poucos.

O que fazer para diminuir o inchaço?

Uma das dicas para reduzir o inchaço na barriga após o parto é caminhar. Este simples exercício físico, sem esforço exagerado, é claro, estimula o funcionamento do intestino, evita acúmulo de gases e diminui a distensão do abdômen.

Além das atividades físicas leves, manter uma alimentação saudável e a amamentação também ajudam muito. A lactação estimula muito o organismo da mulher pois o leite tem calorias que são perdidas diariamente, fazendo com que o corpo aumente o seu metabolismo para restaurar toda essa energia perdida.

Ao amamentar, o corpo produz ocitocina, também conhecida como hormônio do amor, que é estimulado através da sucção do bebê. A ocitocina auxilia na contração uterina, ou seja, estimula o útero a voltar ao tamanho anterior. Além de contrair o útero, atua na diminuição da ansiedade e aumento da ligação entre mãe e filho.

De qualquer forma, tenha paciência até que seu corpo volte ao normal. Essa fase já uma novidade na vida da mulher e quanto menos estresse melhor. Aproveite esse momento único para curtir o seu filho e seja muito feliz!

Imagem de Capa: Racool_studio no freepik

OUTRAS LEITURAS






Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?