Como cuidar de um familiar infectado por Coronavírus que testou positivo e está dentro da sua casa?

Vejo muitos “posts” aterrorizando as pessoas sobre o número de MORTES mas não vejo autoridades orientando familiares e amigos das pessoas contaminadas pelo CORONAVÍRUS.

Então, compartilho algumas atitudes que podem ajudar você a salvar a vida do seu ente querido e de seus familiares e, inclusive, a sua vida! SE TEMOS EM TORNO DE 2 milhões de pessoas infectadas só no Brasil, mais de 3 MILHÕES DE PESSOAS já tiveram dúvidas sobre COMO CUIDAR…

Segue algumas orientações a vocês!

1) Não tenha “medo” da pessoa que você vai cuidar, ela precisa muito da sua ajuda.

2) Ela precisa ficar “isolada” dentro do possível, então, deixe-a num quarto, numa sala, numa área de pouca passagem para as outras pessoas.

3) Se você tiver um banheiro separado, uma suíte ou mesmo um “quarto de hóspedes” é lá que essa pessoa deve ficar, sem sair. Se você não tem um lugar assim, deixe a pessoa numa sala arejada, ela deve estar todo o tempo de máscara, deve higienizar as mãos sempre e, não sair daquele local. Só deve sair para tomar banho e usar o banheiro.

4) Se o banheiro for de uso comum, tudo bem… não se desespere… após a pessoa tomar banho, usar o vaso sanitário, ela mesma pode pegar um pano com alcool a 70% ou cloro com água e passar na tampa do vaso sanitário, no chão do banheiro, nas torneiras, na pia, na maçaneta da porta.

 

Se a pessoa for idosa, você coloca luvas, máscaras, prende seu cabelo e vai lá passar água sanitária em tudo!

5) Em todas as portas da casa você deve colocar um pano úmido com água sanitária ou álcool, especialmente naquele ambiente em que a pessoa está.

6) Se você puder comprar pratos, copos, garfos, facas e colheres descartáveis será melhor. Se não puder, deixe uma bacia com a solução clorada para a pessoa colocar esses utensílios “de molho” nesta mistura. Você pegará essa bacia 1 vez por dia, usando luvas e lavará esses objetos.

A pessoa infectada não vai tocar na bacia.. vai apenas depositar os objetos na água. Marque os talheres com esmalte para unha, assim você tem certeza que não vai misturá-los. Marque os copos e pratos também, com as iniciais do nome da pessoa por exemplo.

 

7) Cobertores, lençóis, fronhas, mantas e travesseiros devem ficar isolados, até que a pessoa se recupere. Não lave-os junto com as roupas da casa. Se for lavar e reutilizar, use uma mistura com água e um pouco de cloro para deixar de molho antes de lavar. Ou lave-as em água quente, com temperatura acima de 60ºC.

8) Ofereça os medicamentos sempre em copos descartáveis ou num guardanapo de papel.

9) Você, que é “cuidador” e seus familiares que estão na casa, devem manter distância dessa pessoa e devem USAR MÁSCARAS TAMBÉM.

10) Devem manter distância mas ”cobrí-la “com AMOR e RESPEITO!

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Lembre-se… MANTENHA A CALMA! Essa pessoa precisará muito mais de você do que jamais precisou de alguém!

Se achou essa postagem muito importante, repasse, eu considero muito útil porém pouco divulgada.

 

Ame mais todos os componentes de sua Família. Um de nós, podemos precisar um do outro!!!

Imagem de Capa: Scopio

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS