Todos nós temos consciência de que precisamos beber água. E como todo início de dieta, sempre decidimos que iremos mudar o mal hábito de não beber água na segunda-feira. Mas mesmo planejando isso, parece que não conseguimos colocar água suficiente dentro do nosso corpo.

E a consequência disso? Sentimo-nos mais lentos, a pele reflete o que falta, o intestino não funciona como deveria e acredite ou não, comemos mais por isso. O mais comum é simplesmente não nos lembrarmos de beber água pura ou a “substituimos” por outras bebidas como sucos, café ou chá e até pior, enchemos o estômago com refrigerantes.

Para quem não sabe, os benefícios de beber água vai além de nos mantermos hidratados. Manter-se hidratado nos proporciona uma energia natural (sem necessidade de consumir as tão necessárias 4 xícaras de café por dia!), diminuição da fome, manutenção do peso, pele e cabelo saudáveis, desintoxicação natural e pensamento ainda mais aguçado.

Nossos corpos são feitos principalmente de água, que é a bebida natural ideal para matar a sede, pois não contém calorias, nem açúcares e muito menos conservantes.

Mas por que é tão difícil beber água o suficiente? Simplificando, beber água pode ser chato. Mas, isso não significa que tem que assim!

Aqui estão algumas dicas testadas e comprovadas para melhorar sua hidratação para que você possa colher todos os maravilhosos benefícios que a água tem a oferecer.

1. Defina uma meta

Isso pode parecer redundante e você pode até dizer para si mesmo “Já tentei toda essa coisa da meta antes”. Mas isso é diferente.

 

A chave é manter a água real visível.

Comece com uma garrafa grande. Mantenha-a à vista e cheio de água. Pode ser no trabalho, no balcão da cozinha ou no banco do passageiro do carro, você decide. Mas, o objetivo é ter isso como seu lembrete ao longo do dia.

Agora vem a parte real de definição de metas.

Estabeleça uma meta de que você beba 1,2 ou 3 dessa garrafa de água por dia. Comece devagar e vá aumentando. Conte quantas vezes você enche essa garrafa para controlar o quanto bebe de água. Isso lhe dará uma referência fácil para ver como você está indo naquele dia.

2. Adicione Sabor

Muitas vezes, beber água pura pode ser uma tarefa árdua, porque não estamos acostumados, então preparar águas saborizadas é uma ótima maneira de fazer uma bebida deliciosa que ainda fornece todos os benefícios da água pura!

 

Adicionar frutas vermelhas, ervas (como hortelã, alecrim ou manjericão), pepino, laranja, limão ou melão pode ser uma ótima maneira de trazer sabor, facilitar o consumo e fazer você se sentir super sofisticado.

Uma nutricionista a te ajudar, não sabes o bem que te fazia!
Não acreditas? Experimenta contatar-nos então ⇒ Ideias Nutritivas

3. Mantenha a água fria

Um copo de água muito fria e gelada costuma ser mais atraente do que um copo morno. Adicionar gelo à sua água criará uma bebida mais interessante para matar a sede.

Especialmente no verão, quando as temperaturas estão atingindo níveis terríveis, a água é a bebida perfeita para refrescar.

Você pode fazer ainda mais utilizando da dica anterior. Congele frutas vermelhas ou ervas em cubos de gelo! É uma ótima maneira de adicionar um toque de sabor e refrescância do frio.

4. Use canudinho

Muitas pessoas alcançam o sucesso em beber bastante água quando há um canudo envolvido. Simplesmente torna mais fácil terminar seu copo antes de perceber que ele acabou.

 

Porém tenha consciência ambiental, pegue um copo reutilizável com canudo ou apenas um canudo reutilizável.

5. Leve água com você para onde for

Mantenha sua garrafa de água sempre por perto. Traga-a para o carro, para o trabalho, para reuniões, para a academia, para o shopping e em qualquer lugar entre os dois. Pense em sua garrafa de água como uma extensão de sua roupa.

Ter sua garrafa de água por perto eliminará qualquer desculpa para não beber. Você provavelmente ficará surpreso com a frequência com que fica com sede e vai buscar sua garrafa de água em comparação com o pouco que bebia antes de ela se tornar parte de seu conjunto diário.

6. Use um aplicativo de água

Precisa aprender a beber mais água? Existe um aplicativo para isso.
Existem diversos aplicativos que usam formas criativas para monitoramento de consumo de água. Alguns desses aplicativos doam uma certa quantia para instituições de caridade quando você bebe água, incentivando a ingestão de água de uma maneira muito mais positiva.

Em outros, você pode desafiar seus amigos e colegas para “corridas aquáticas”. Existem ótimas maneiras de começar a beber mais água e criar uma rotina mais leve e divertida.

7. Crie lembretes pelo celular

A maioria de nós utiliza um calendário virtual atualmente. Ao criar lembretes de beber água ao longo do dia, não tem como se esquecer.

Defina esses lembretes a cada hora e seja específico! Se você quiser beber 1 copo de água a cada lembrete, adicione isso à mensagem de alerta. Mantenha o copo cheio e beba quando o telefone o lembrar!

 

Muitas de nossas práticas diárias são habituais. Se você não está bebendo água atualmente, é só mudar esse hábito. Em breve bastante água será tudo o que você quer beber!

Tornar o novo comportamento fácil, realizável e realmente adequado ao seu estilo de vida o tornará muito mais provável de continuar por muito tempo. Além disso, ter em mente como você se sentirá muito melhor quando estiver hidratado irá mantê-lo ativo.

Sempre que você estiver criando um novo hábito, comece aos poucos. Ser realista em relação a onde você está atualmente e tomar medidas para chegar onde deseja é exatamente o que o manterá hidratado e se sentindo bem nos próximos anos!

Imagem de Capa: RyanMcGuire por Pixabay

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS