Hábitos saudáveis na alimentação e no estilo de vida devem ser adquiridos enquanto as pessoas ainda são jovens. Pois as doenças que são associadas a mau costumes, principalmente as doenças cardiovasculares, vão surgindo com o tempo e o avanço da idade.

Quando queremos fazer mudanças na alimentação, uma das dificuldades é se adaptar à dieta sem ter sensação que comeu pouca quantidade de alimento, sentindo fome. E ainda uma vontade gigantesca e, por consequencia, compulsão por doces, em especial no período noturno.

O consumo de um café da manhã de qualidade pode refletir no seu comportamento durante o restante do dia

Um estudo publicado na NCBI National Center for Biotechnology Information, teve como objetivo avaliar os efeitos do consumo de dois ovos por dia no café da manhã em comparação com a aveia.

O consumo de ovos inteiros no café da manhã têm sido cada vez mais popular. São baratos, fontes de proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes de alta qualidade. A aveia também é um ótimo alimento, com boa fonte de fibras, vitaminas do complexo B, ferro, magnésio e selênio.

Nessa investigação comparou-se os resultados no perfil lipídico e saciedade, a fim de avaliar os biomarcadores de risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e efeito no apetite.

Cinquenta pessoas saudáveis participaram da pesquisa onde foram escolhidos aleatoriamente para consumir dois ovos ou um pacote de aveia por dia no café da manhã por quatro semanas. Após três semanas, os participantes trocaram de café da manhã por um alternativo.

Foram coletadas amostras de sangue em jejum no final de cada período de intervenção para avaliar o nível de lipídios e grelina, que é um hormônio envolvido na sensação de fome. Os indivíduos preenchiam escalas visuais conforme os registros alimentares para avaliar a saciedade e a fome.

O grupo que consumiu ovos teve aumento nos níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL) e lipoproteína de alta densidade (HDL) devido ao consumo de colesterol. No entanto, não foi reconhecido nenhum risco de doenças cardiovasculares.

A análise visual revelou que os participantes que consumiam ovos se sentiam mais satisfeitos antes do jantar do que os participantes que consumiam aveia, sugerindo um efeito prolongado da saciedade.

Apresentaram níveis diminuídos de grelina, indicando menos sentimentos de fome ao acordar em comparação com um café da manhã de aveia. Além de ter contribuído para a diminuição da vontade de comer doces no período da noite.

Os resultados do estudo confirmam que consumir ovos é uma opção saudável para o café da manhã, com os benefícios adicionais de maior saciedade ao longo do dia, sendo um forte aliado para quem deseja perder peso! Tão simples, tão gostoso e tão acessível!

Imagem de Capa: Hannah Tasker on Unsplash

OUTRAS LEITURAS


Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS