Ter hábitos de vida saudáveis como uma boa noite de sono, manter a prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada refletem não apenas na nossa saúde física como também no nosso bem-estar e na nossa produtividade e desempenho no trabalho.

Você costuma assaltar a geladeira no meio da madrugada ou comer bastante “porcarias” antes de dormir? Essa não é a melhor opção para sua vida pessoal e nem profissional.

Segundo um estudo realizado pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, o que se come a noite pode impactar no desempenho na jornada de trabalho no dia seguinte.

Um estudo publicado na Journal of Applied Psychology analisou 97 funcionários de uma empresa em tempo integral por 2 semanas para investigar esse fenômeno pessoal.

Durante esse período, os entrevistados tiveram que responder três questionários por dia onde o primeiro relatavam como se sentiam físico e emocionalmente. O segundo era após o expediente onde foi perguntado sobre quais foram as atividades do dia. E o último antes de dormir, respondendo sobre a refeição no período da noite, listando quais bebidas e alimentos haviam consumido.

As análises revelaram que os funcionários que tinham um comportamento alimentar não saudável à noite acabava por ter não só uma tensão física com sintomas de dor de cabeça, dor de estômago e diarreia, como também um estresse emocional como vergonha, culpa ou insatisfação, na manhã seguinte à essas refeições de baixa qualidade.

O resultado disso acaba por diminuir na qualidade do desempenho e reflete em uma menor estabilidade emocional, piora na qualidade do sono e humor negativo que prejudicam diretamente no trabalho. Os participantes com pior alimentação tinham menor disposição para realizar as tarefas individuais e no trabalho em equipe.

Foi classificado pelo estudo o comportamento alimentar pouco saudável quando se exagerava na quantidade de alimentos ou bebidas de alto teor calórico no período da noite ou nos lanchinhos da madrugada.

Embora o estudo tenha sido realizado com uma amostra pequena, ele sugere que todos tenham um melhor comportamento alimentar e uma vida mais saudável.

Imagem de Capa: Bearfotos no Freepik

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! ?

COMENTÁRIOS