As causas do câncer de mama tem sido muito estudadas. Alguns dos fatores de risco incluem idade, idade avançada do nascimento do primeiro filho, não engravidar, menstruar muito jovem e entrar na menopausa muito tarde.

Em um artigo publicado na revista de medicina Medical Hypotheses, realizado pela Universidade de Lancaster, no Reino Unido, sugere que consumir iogurte natural diariamente possa ser um meio simples e barato de prevenir o câncer de mama.

O iogurte contém bactérias fermentadoras de lactose que combatem inflamações

Os iogurtes contém bactérias benéficas de fermentação da lactose, que são parecidas com as encontradas nas mamas das mães durante o período em que amamentam e por um período mesmo após pararem.

O leite materno não é estéril, contém uma flora bacteriana diversificada incluindo as fermentadora de lactose. Segundo o estudo, é possível que esse tipo de bactéria na mama seja protetora, pois a cada ano de amamentação, a mulher reduz o risco de câncer de mama em 4,3%.

E o leite de humanos, vacas, ovelhas e cabras possuem uma variedade de bactérias muito semelhantes

Uma das causas do câncer de mama pode ser a inflamação desencadeada por bactérias nocivas. Vários outros estudos mostraram que o consumo de iogurte natural aumenta as bactérias boas, diminuindo as nocivas, reduzindo o risco de inflamações e de desenvolver o câncer de mama. Agora, comer um iogurte natural por dia será um prazer muito maior!

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS