O chocolate não é apenas uma delícia que derrete na boca. Ele é um alimento nutritivo, que sendo de boa qualidade e consumido com moderação, pode trazer diversos benefícios para a saúde.

Porém, os efeitos positivos são melhores especialmente nos chocolates com a concentração de cacau de 70% ou mais.

Mas de onde vem o desejo das mulheres por chocolate quando estão no período pré-menstrual?

O que acontece, é que nesse período acontece uma série de mudanças hormonais no corpo da mulher. Um dos sintomas da famosa TPM são as alterações de humor, diminuindo a sensação de bem estar e aumentando a irritação, depressão, tensão e ansiedade. Para quem sofre com isso, passa por dias terríveis de mau humor.

Apesar de o chocolate ser associado a estresse e conforto emocional, está comprovado que ele ajuda a reduzir os sintomas da TPM, agindo sim a favor da mulher nesse período.

Um estudo publicado no British Journal of Clinical Pharmacology descobriu que consumir chocolate pode ajudar a melhorar o seu humor, fazendo você se sentir mais calmo e satisfeito. Ótima notícia mulheres!

sara cervera we4l7ch6iwc unsplash 1 scaled - Comer chocolate alivia os sintomas de TPM?

 

O chocolate, principalmente o amargo, tem ação de estimular a produção de endorfinas e dopamina, substâncias químicas no cérebro que contribuem para o apetite, a recompensa e a regulação do humor, criando sensações de prazer.

 

O chocolate também desempenha um papel na palatabilidade dos alimentos preferidos liberando outras substâncias opióides que à medida em que é ingerido, pode aumentar o prazer de comer e produzir um efeito na redução de dor.

O chocolate amargo também contém serotonina, agindo como um antidepressivo natural, melhorando o humor. E ainda tem mais. Nesse estudo descobriu-se que o próprio odor do chocolate também influencia na atividade cerebral, deixando as pessoas mais calmas e relaxadas.

O chocolate alivia os sintomas da TPM e traz uma sensação de bem estar incrível. Seu desejo em comer chocolate durante o período pré menstrual é normal mas está associado a comê-lo compulsivamente, que ocorre principalmente sob o estresse emocional. Então é preciso comê-lo de forma saudável!

taisiia shestopal CrZVpPSDKaE unsplash 1 scaled - Comer chocolate alivia os sintomas de TPM?

 

Para aproveitar do benefícios máximos, você deve consumir o chocolate o mais próximo possível do cacau cru. Os chocolates amargos com porcentagens de cacau de 70% ou mais possuem mais vantagens do que o chocolate ao leite, além de ser mais saciante.

 

Mas não exagere na quantidade! Desfrutar de cerca de 30 gramas de chocolate amargo com moderação, associado com um estilo de vida equilibrado de exercícios e nutrição pode trazer grandes benefícios para a sua saúde.

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS