Queridinho ou detestado, o abacate é uma fruta saudável, rica em fibras e gordura monoinsaturada. Além do conhecimento de seus valores nutricionais, ainda era necessário estudar mais sobre como o abacate pode beneficiar os micróbios presentes no nosso intestino.

joshua coleman 8V4y XXT3MQ unsplash scaled - Comer abacate todos os dias mantém seus micróbios intestinais felizes
JOSHUA COLEMAN no Unsplash

Um estudo realizado pela Universidade de Illinois, por 12 semanas, investigou a ação do abacate na saúde intestinal de 163 adultos que estavam com sobrepeso ou obesidade, mas saudáveis.

 

Os participantes foram divididos em dois grupos: o primeiro grupo recebia dos pesquisadores alguma preparação que incluía abacate em uma refeição por dia, enquanto o grupo de controle recebia uma refeição semelhante, mas sem o abacate. O restante do dia eles consumiram suas dietas normais.

A pesquisa revelou que consumir abacate diariamente aumenta a microbiota intestinal que quebra as fibras e produz produtos que melhoram a saúde intestinal.

Os participantes que mantiveram esse comportamento também tinham maior diversidade microbiana em comparação com as pessoas que não receberam as refeições de abacate no estudo.

 

“Sabemos que comer abacate ajuda você a se sentir satisfeito e reduz a concentração de colesterol no sangue, mas não sabíamos como isso influencia os micróbios intestinais e os metabólitos que os micróbios produzem”, diz Sharon Thompson, autora principal do estudo e estudante de graduação da Divisão de Ciências Nutricionais da Universidade de Illinois.

sliced avocado on white ceramic plate scopio 383804b6 b9a6 4cc8 9b16 e81272291e61 scaled - Comer abacate todos os dias mantém seus micróbios intestinais felizes
Maddi Bazzocco no Scopio

Os diferentes tipos de gorduras têm efeitos diferentes no microbioma. As gorduras dos abacates, que são monoinsaturadas, são gorduras saudáveis para o coração.

A fibra solúvel do abacate também é muito importante. Um abacate médio fornece cerca de 12 gramas de fibra, o que ajuda muito a atingir a quantidade recomendada de 25 a 30 gramas de fibra por dia.

Comer fibra não é bom apenas para nós; é importante para o microbioma também. Pois não somos capazes de quebrá-las, mas os micróbios intestinais sim.

 

Comer abacate é uma alegria para os micróbios intestinais e para nós também!

Imagem de Capa: Jarritos Mexican Soda no Unsplash

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Por Márcia Lourenço. Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito principal da Ideias Nutritivas é trazer novidades e curiosidades sobre nutrição orientando-os nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Além disso, estou aqui para incentivar pensamentos e atitudes positivas, com conteúdos inspiradores e histórias motivadoras que nutram os seus sentidos! 🍏

COMENTÁRIOS