Dizem que o café da manhã é a refeição mais importante e essencial do dia. Mas o que temos mesmo que pensar é que esta é uma refeição que irá não só te proporcionar a energia inicial mas como também poderá até controlar a fome durante o dia. Após ter permanecido horas dormindo, sem ingerir nenhum alimento, este será o seu combustível para começar o dia com o pé direito, obtendo mais concentração, bom humor e boa disposição.

A forma como você começa seu dia pode influenciar de forma positiva ou não.

Não tem tempo para tomar um bom café da manhã? Não somente homens, mas como também, muitas mulheres, têm o hábito de pular o café da manhã por falta de tempo. Que tal tentar acordar 15 minutos mais cedo? Um café da manhã saboroso e nutritivo te dá energia e com a sensação de satisfação, a tentação de consumir besteiras em lanches intermediários diminui ou simplesmente desaparece.

Você costumar tomar café da manhã? Sabia que pode fazer isso da melhor forma possível? Aprenda a criar uma rotina matinal saudável e garanta a energia necessária para o seu dia.

CUIDADO COM AÇÚCARES REFINADOS JÁ LOGO NO CAFÉ DA MANHà

Os cereais matinais e similares de supermercado, bolos recheados, bolachas, por exemplo, podem ser deliciosos, mas são de baixo valor nutricional e contém açúcar em excesso. Esses alimentos causam picos do açúcar do sangue, os níveis de glicose vão subir e cair bruscamente e você vai logo começar a sentir fome, cansaço, irritação, dor de cabeça. Deixe os doces para outra refeição e dê preferência a frutas, que são nutritivas e ricas em fibras.

BEBA CAFÉ COM SABOR DE CAFÉ

Um bom café para começar o dia? Um inocente cafezinho pode ser inundado numa grande porção de açúcar, cheio de calorias vazias. Tente reduzir a quantidade de açúcar aos poucos e ir adaptando o seu paladar a essa nova experiência, o real sabor do café. Novamente, se consumir grande quantidade de açúcar numa refeição desbalanceada, pobre em fibras, não demora muito e você sentirá fome, vai comer de novo, e às vezes, mais ainda.

INCLUA ALIMENTOS PROTEICOS

Um café da manhã rico em proteínas aumenta a sensação de saciedade, permanecendo sem fome por mais tempo. O correto é adicionar uma porção proteica a algum tipo de carboidrato, como por exemplo, preparar uma torrada ou uma fatia de pão integral com ovos mexidos e terá um café da manhã nutritivo e delicioso. Sempre tente manter um equilíbrio saudável.

PULAR O CAFÉ DA MANHÃ OU COMER SEM FOME?

Há argumentos para não pular, e de que sim, pode pular. De um lado, uma refeição matinal traz benefícios, temos menos risco de apresentar episódios compulsivos, nos mantemos mais focados e ativos. Por outro lado, isso muda de pessoa para pessoa, e tem gente que não sente fome e talvez comer tão cedo seja impossível. Se obrigar a fazer essa refeição pode não ter efeito positivo. Se não sente fome e não sente falta mesmo, esqueça o café da manhã, sem terrorismo!

NÃO BEBA APENAS UM CAFEZINHO PRETO

Todos sabemos que a cafeína é estimulante e tomando uma bela xícara de café você se sentirá mais alerta e preparado para as atividades diárias. Mas com o tempo, nos tornamos cada vez mais tolerantes a cafeína, e o principal, ela não deve ser vista como sua única fonte energética, e sim os alimentos, estes sim nos proporcionam energia e boa disposição.

BEBA ÁGUA

Beber água é fundamental e que muita gente se esquece. Logo que você acorda, seu corpo está desidratado, e apenas o café da manhã será insuficiente para repor os líquidos perdidos durante toda a noite. Beber um grande copo de água assim que acordar é uma das melhores maneiras de se reidratar e obter vitalidade.

NÃO TENHA MEDO DAS GORDURAS

As gorduras são essenciais numa alimentação saudável, desde que sejam fontes boas. Uma refeição composta por gorduras do bem, vai te proporcionar mais energia e saciedade, pois demoram mais tempo para serem digeridas pelo organismo, assim você ficará satisfeito por mais tempo. Algumas opções muito nutritivas e de gorduras boas são: castanhas, abacate, creme de amendoim integral, azeite de oliva extra virgem e até mesmo a manteiga.

NÃO DEIXE DE COMER CARBOIDRATOS

Comer só carboidratos não é a melhor opção para começar bem o dia, mas ele não pode faltar no seu café da manhã. São fonte de energia e, se for integral, os carboidratos complexos, melhor ainda. Além de mais nutritivos, têm mais fibras e prolongam a sensação de saciedade. Você pode consumir não apenas os pães integrais, mas como alternativa, inserir a aveia ou granola sem açúcar com frutas ou iogurtes, por exemplo.

COMA SEU CAFÉ DA MANHÃ COM CALMA

Pois é, pra muita gente, é difícil acordar mais cedo e ter aqueles 15 minutinhos de sobra para realizar seu café da manhã tranquilamente. Mas poder comer com calma, sem pressa, faz toda a diferença. Isso porque comendo devagar, seu corpo tem tempo de assimilar e sinalizar que você está se alimentando. Assim você come o que realmente é necessário e suficiente.

A falta de tempo não pode ser uma desculpa para você deixar de realizar uma refeição tão importante que é tomar um café da manhã saudável. Não se esqueça que isso ajuda a ter energia durante todo o seu dia. Se planeje e deixe a preguiça de lado! Permita-se começar o dia bem e tome um lindo café da manhã, porque você merece!

Imagem de Capa: Dalila Dalprat de Pexels

OUTRAS LEITURAS


Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS