Em um estudo publicado no JAMA Network Open, pesquisadores realizaram uma investigação envolvendo 315.059 participantes norte-americanos com idades que variavam de 15 até 61 anos.

Nesse trabalho descobriram que substituir o comportamento sedentário por atividade física de no mínimo intensidade leve, reduz o risco de mortalidade por todas as causas e age principalmente na prevenção de doenças crônico-degenerativas e doenças cardiovasculares em mulheres mais velhas.

Mesmo quem decidiu iniciar com uma idade mais avançada, também pode se beneficiar tanto quanto as pessoas que mantiveram a atividade durante toda a sua vida. Então, o exercício físico depois dos 40 é tão recomendado como em qualquer outra idade.

Então não importa a idade em que se inicia as práticas de exercícios físicos, nunca é tarde demais para começar.

E nesta fase da vida da mulher, o exercício é fundamental devido às diversas alterações que o organismo vai sofrendo. O corpo pode ir mudando de forma, devido à várias alterações hormonais e a aproximação da menopausa.

Com tantas mudanças, aumentam o risco de doenças coronárias, depressão, problemas articulares, incontinência urinária, perda de massa óssea, diminuição da massa muscular e aumento da massa gorda.

Além de risco de desenvolver doenças crônico-degenerativas, como hipertensão, diabetes, colesterol e até mesmo a osteoporose, que também estão associadas aos hábitos alimentares.

A atividade física nesta idade é de extrema importância e quando praticada de forma regular e com orientação correta, atrasa alguns processos de envelhecimento, proporcionando mais qualidade de vida, melhor energia e disposição, previne o aparecimento de doenças, diminui o stress, ajuda a regular o sono, promove uma maior capacidade física, a perda de massa gorda e aumento de massa muscular.

São só pontos positivos! E então? Vamos todas começar hoje?

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS