Quando pensamos em cinema, a primeira coisa que vem à mente são as pipocas, mas pensamos também no quanto é calórico. Porém, quando feitas em casa, sem excesso de sal e de gordura principalmente da manteiga, a pipoca é sim um alimento saudável.

Saborosa e cheia de benefícios, a pipoca está liberada e pode ser uma boa aliada para quem também deseja emagrecer porque dá saciedade.

Isso porque é uma fonte de energia rica em fibras e polifenóis que são antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e na prevenção de doenças. A fibras retardam a digestão, mantendo-se saciado por mais tempo. Preparadas a partir do milho, rico em fibras, as pipocas melhoram o trânsito intestinal, previne o desenvolvimento de diabetes controla os níveis de colesterol e deixa-nos sem fome durante mais tempo, não é ótimo?

Mas, a partir do momento em que adiciona quantidades exageradas de sal, açúcar, manteiga e outros temperos industrializados, deixa de ser um alimento saudável. Só com o calor o milho já estoura e se torna pipoca, então como preparar?  Prefira fazer a pipoca em casa e outra dica é preparar a pipoca sem óleo, pois ele elimina as propriedades antioxidantes da pipoca, além de deixar o alimento mais calórico.

É possível fazer na panela com somente água ou um fio de azeite, ou no microondas colocando só milhos em um saco de pão, dobrando com os de supermercado por mais ou menos 2 minutos, ou até terminarem de estourar, ou em um recipiente de vidro com água, suficiente para cobrir os grãos, fechando com plástico filme fazendo furinhos com um palito, por aproximadamente 4 minutos ou até estourar.

A seguir fazemos a comparação nutricional da pipoca feito com e sem óleo:

Em 100g de pipoca estourada em óleo temos:
Energia: 448 Kcal
Carboidratos: 70,3g
Proteínas: 9,9g
Gorduras: 15,9g
Fibras: 14,3g

Em 100g de pipoca estourada SEM óleo temos:
Energia: 398 Kcal
Carboidratos: 75,4g
Proteínas: 9,74g
Gorduras: 10,4g
Fibras: 17,9g

Fonte: TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos
T B C A – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

Imagem de Capa: David Hurley de Unsplash

OUTRAS LEITURAS



Márcia Lourenço
Sou Nutricionista e pós-graduada em fisiologia, bioquímica e nutrição do esporte. Apaixonada por nutrição e por comida que nutra o corpo e alma, sem terrorismos! O intuito aqui é orientá-los nas melhores escolhas, publicando dicas alimentares, receitas, curiosidades e estilo de vida. Sintam-se bem comendo bem! 🍏

COMENTÁRIOS